cA Cerâmica Gomes de Matos, há vários anos vem se preocupando não só em proporcionar um produto de qualidade, mas também em minimizar os impactos ambientais causados na fabricação de produtos cerâmicos. Com isso, em parcerias com órgãos públicos, tais como a SEMACE, está a cada dia aumentando o uso da BIOMASSA como matéria prima para queima dos fornos, dentre outras medidas.
Veja abaixo algumas informações acerca d
e nossos esforços para diminuir esse impacto ambiental, (como o EFEITO ESTUFA). Pois o nosso propósito é ajudar a construir, do Cariri para o Brasil, visando a melhoria da qualidade de vida e o maior aproveitamento de nossas reservas
Biomassa
A biomassa (massa biológica) é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de u
m terreno. Este termo tem sido muito utilizado nos últimos anos, em função das preocupações relacionadas às fontes de energia. A biomassa é capaz de gerar gases que são transformados – em usinas específicas – em energia, como também podem ser queimadas, convertendo a biomassa em energia térmica.
A CGM conta hoje com uma porcentagem bastante significativa na produção de energia térmica oriunda da biomassa. Hoje, cerca de 47% da geração daquela energia provém da queima de resíduos, como restos de serraria. Uma matéria que anteriormente seria irresponsavelmente descartada na natureza.
Madeira Legal
A CGM mantém várias áreas do chamado remanejamento. O remanejamento consiste numa área de terra de onde provém a lenha para queima nos fornos. Esta área é dividida igualmente em dez partes. Todo o manejo é acompanhado de perto pelos órgãos competentes, como IBAMA. O processo funciona da seguinte forma: cada décimo da terra é explorado no período de um ano. Após esse período, a extração da lenha passa para a segunda parte da terra e assim sucessivamente até chegar na décima parte. Quando isso ocorre, aquela primeira parte já está em condições de ser explorada novamente, pois esta se recuperou ao longo dos dez anos em que ficou descansando.
A cada ano que passa a CGM depende menos ainda do corte da lenha de suas várias áreas de remanejamento. Isso se deve ao fato do uso da biomassa vir aumentando ano após ano. Se cada empresa tivesse a preocupação com o meio ambiente como a CGM, a degradação ambiental seria menor. Pois acreditamos que o meio ambiente, se explorado com responsabilidade e preocupação com a sua sustentabilidade, poderemos viver num mundo melhor sem comprometer o nosso bem estar nem o das gerações que estão por vir.
A CGM matem várias áreas de remanejamento. Dentre elas, existe a da Fazenda Pau D'arco que conta com 200 mil tarefas de terra. O remanejamento consiste em explorar uma determinada área da reserva de cada vez, devidamente autorizada e medida pelo IBAMA. Cada área pode ser explorada por um período não superior a um ano. Essa terra é dividida em dez partes, chamadas de talhão, e quando o corte chega no décimo talhão a primeira área já conseguiu se recuperar. Também é feito o reflorestamento com árvores nativas ou de madeira de rápido crescimento, como é o caso dos eucalíptos. A CGM trabalha duro para garantir a sustentabilidade de suas áreas de remanejamento, garantindo assim um melhor aproveitamento da floresta sem agredir o meio ambiente, de forma a garantir a preservação.
Fonte: www.ceramicacgm.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário