Discurso de Encerramento do Curso de Gestão em Agroempreendedorismo/ Universidade Regional do Cariri – URCA, proferido pelo Professor Especialista Mário Correia de Oliveira Júnior, Paraninfo da Turma. Crato, CE, 04 de Março de 2010
Turma: Janilson Rodrigues Araújo – (in memorian)
Patrono: Camilo Sobreira de Santana
Paraninfo: Mário Correia de Oliveira Júnior
Madrinha: Maria Elcileide Nogueira Mendonça
Magnífico Reitor: Professor Doutor Plácido Cidade Nuvens
Magnífica Reitora: Professora Mestra Antonia Antonite Cortez
Excelentíssimo Professor e Promotor de Justiça Dr. Leitão Moura, Representando excelentíssimo Secretário de Agricultura do Estado do Ceará; Engenheiro Camilo Sobreira de Santana
Excelentíssima Pró-Reitora Professora Mestra Antonia Ladislau de Sousa
Excelentíssimos Professores presentes a esta solenidade
Demais autoridades convidadas, familiares, minhas Senhoras, meus Senhores, meus caríssimos formandos. Boa noite!
Com a devida permissão, faço uso das palavras de Rubem Braga, parodiando seus versos:
E no meio deste curso, alguém partiu; sem se despedir... E depois apenas aconteceu que não encontramos mais o aluno Janilson. Creio que será permitido guardar uma lembrança boa... Suas inquietudes e suas indagações a respeito das disciplinas: Direito do Trabalho, Direito Ambiental e mais ainda ao Direito Agrário... Momentos dialéticos...Que não será proibido confessar que às vezes se tem saudades; e que houve momentos perfeitos que passaram, mas não se perderam, porque ficou em nossas vidas, sua presença alegre e cativante.
Mas, Janilson, aqui você está, entre nós, entrem todos os colegas, em espírito e alma, comemorando esta vitória. Que é sua, que é de seus colegas, que é de todos nós.
Por conseguinte, caríssimos formandos; nesta noite, na qualidade de Paraninfo desta turma do Curso de Gestão em Agroempreendedorismo, sinto-me imbuído do mesmo entusiasmo, quando em 2007 e 2009, a convite do Curso de Gestão em Saúde Pública, no qual ministrei as disciplinas: Bioética, Ètica, Saúde e Meio ambiente; fiz também, parte da história da URCA, com humildade e honrado pela confiança da comunidade universitária.
Aquele que exercer o magistério como um sacerdócio, não é sacrificante, é plenamente gratificante, pois enche o coração de alegria e satisfação, por está contribuindo com a nossa Universidade Regional do Cariri e conseqüentemente envidando esforços para uma sociedade mais justa e mais humana.
A Universidade Regional do Cariri passa por uma nova fase de Gestão. Uma Gestão Participativa, implantada pelo Magnífico Reitor Professor Doutor Plácido Cidade Nuvens, com parceria e apoio do Governo do Estado, através do Excelentíssimo Governador Cid Ferreira Gomes e as respectivas Secretárias afins. Em virtude, disso, o povo do Cariri muito espera de suas Instituições Públicas de Ensino Superior.
Em verdade, vale destacar que o Curso de Gestão em Agroempreendedorismo, até então, existia de fato e não de direito.
Registre-se por oportuno, o trabalho desempenhado pela Pró-Reitoria Especial de Supervisão, Integração e Qualificação- PROESIQ, muito bem administrada pela Pró-Reitora, Professora Mestra Antonia Ladislau de Sousa, a quem se deve a luta constante, ao longo de dois anos; para o seu reconhecimento, tendo sido aprovado pelo Conselho de Educação do Estado do Ceará, Parecer nº 441/2009, de 21 de Outubro de 2009.
Evidentemente, a Professora Ladislau trabalha com uma equipe de alto nível ; destaque-se o empenho do Coordenador, do Curso, na época.
Isto somente foi possível, tendo em vista o apoio do Magnífico Reitor Professor Doutor Plácido cidade Nuvens.
Senhores novos Gestores em Agroenpreendedorismo, incluídos a partir de agora na sociedade, não podem e não devem desconhecer as expectativas e as esperanças de seu povo. Muito pelo contrário, devem tecer suas tarefas bem articuladas às aspirações e as necessidades humanas: mais alimentos de qualidade , com novas tecnologias e mais preservação do meio ambiente.
A História está cheia de escritos que, enalteceram e enaltecem as boas qualidades humanas, senão vejamos: A segunda Bula Inter Coetera de 1493, do Papa Alexandre VI ao Fernando Rei e Isabel, Rainha de Castela, Leão, Aragão, Sicília e Granada, enaltecendo as qualidades do homem. “Designastes ao caro filho Cristóvão Colombo, homem apto e muito convincente a tão grande negócio e digno de ser considerado e com navios e homens aptos e preparados para o empreendimento, descobriram certas ilhas remotíssimas além de terras firmes”. “Nessas, habitam gentes, que pacificamente vivem, andam nus e não comem carnes. E serem-lhes ensinados bons costumes, confiando-se que, se instruídos, facilmente se introduziria em ditas ilhas e terras, o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.”
Lancemos mão, também, do vigésimo terceiro artigo da Declaração dos Direito do Homem, das Nações Unidas de 1948, em seu inciso I – “Toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e a proteção contra o desemprego.”
Ora, ora, novos Gestores!? Hodiernamente, em terras brasileiras, lembremo-nos das músicas de Geraldo Vandré e Raul Seixas, em cujos versos, respectivamente, fazem-se clamor de esperança e altivez: “Quem faz a hora, não espera acontecer.” “ E não vou ficar de boca escancarada esperando a morte chegar...”
Vocês, sim, novos gestores. Homens aptos, preparados, farão a hora e não ficarão esperando o tempo passar, pois são de excelentes qualidades, em virtude, evidentemente, que foram instruídos pela Universidade Regional do Cariri-URCA, dentro das mais modernas doutrinas e instruções do Agronegócio. Portanto, preparados para os novos desafios agrícolas do Brasil.
A realidade Brasileira é outra. Passamos para uma nova fase. “Em São Paulo foi recém-criado um Curso Superior de Mecanização em Agricultura de Precisão. Faculdade Tecnológica de Marília e a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia. O primeiro do gênero no Brasil e o segundo em todo o mundo. Curso este com duração de três anos. Serão os primeiros profissionais do país especializados numa tecnologia produtiva, cuja expansão será vital para manter o Agronegócio Brasileiro como um dos mais competitivos do mundo. Entre os benefícios atribuídos à agricultura de precisão estão à redução de 20% nos custos de produção e o aumento de até um terço na produtividade das culturas.”
Novos Gestores em Agroempreendedorismo! Uma palavra de esperança e otimismo para vocês!
A realidade do Ceará é outra. Para quem estuda e aprende novas tecnologias agrícolas na Universidade e pratica a ética profissional no campo, não há como se falar em desemprego. Não se pode mais desconhecer ou ignorar essa nova realidade.
Vocês, caríssimos novos gestores! São células multiplicadoras do desenvolvimento a nível Local, Regional, Estadual e Nacional. Todos nós, temos o dever de garantir a parceria entre os diversos níveis governamentais.
Finalizando, desejo, a todos novos gestores, muito estudo, trabalho, sucesso, paz, felicidades, que Deus esteja nos corações de cada um de vocês e afirmo mais: Do profissional ético, exige-se um aperfeiçoar-se e um atualizar-se contínuos, com consciência e responsabilidade social.
Termino com as palavras de Dom Pedro II:
“Se eu não fosse Imperador, desejaria ser Professor. Não conheço missão maior e mais nobre, do que dirigir as inteligências e preparar os homens do futuro.”
Muito obrigado!
Professor Esp.Mário Correia de Oliveira Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário