Os moradores da Vila Carrapato, situada no Sítio Belorizonte, Lameiro, estão sendo agraciados com a instalação de uma biblioteca comunitária composta de livros didáticos e paradidáticos.
A iniciativa partiu de três estudantes de engenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, Bruno (cratense), Natan, (fortalezense) e Bernardo (natural de Brasília), que após visitarem comunidades, associações e projetos sociais da cidade, elegeram a referida vila para ser beneficiada com esse empreendimento.
Por meio de uma campanha de doação, difundida nas rádios, televisão e no boca a boca entre amigos e entidades parceiras, os jovens arrecadaram livros, estantes, fichário, mesas, carteiras e material de expediente. Por toda a semana da EXPOCRATO os universitários divididos em tarefas e com o apoio de empresários, da URCA, de voluntários e de profissionais colaboradores, além de coletar o material, executaram a reforma do prédio, sob a orientação do arquiteto Waldemar Farias Filho, empreenderam atividades de incentivo à leitura na comunidade e elaboraram coletivamente estratégias para o desenvolvimento de uma política permanente de fomento à leitura.
A OCA Literária, como foi intitulada a biblioteca, é uma ação do Projeto Raimundo Bezerra de Farias, que liderado por seu neto Bruno Bezerra, objetiva contribuir para a transformação e promoção do ser humano por meio de iniciativas socioeducativas e culturais.
A proposta do grupo de jovens é que o espaço de leitura seja gerido coletivamente pelas crianças, jovens e adultos da comunidade e contará com o apoio dos Amigos da OCA Literária, da Associação Comunitária do Sítio Belorizonte e com o acompanhamento dos educadores populares do Ponto de Cultura Carrapato Cultural.
A inauguração do equipamento acontecerá hoje, dia 20, às 19 horas na Vila Carrapato e contará com a presença de diversos colaboradores que serão recebidos Maracatu Winu-Erê composto por crianças e jovens da comunidade.
Colaboração Paulo Fuisca
Nenhum comentário:
Postar um comentário