Aconteceu na noite deste dia 06.07, no auditório do Pólo de Atendimento Vereador Edvardo Ribeiro da Silva, na sede do Distrito de Ponta da Serra, com início às 18;30hs, uma das plenárias que tratam do Plano Municipal de Saneamento Básico de Crato-CE, com boa participação da comunidade organizada do distrito.
A referida Plenária teve por objetivo tornar possível a participação dos representantes da sociedade civil desta comunidade na elaboração do referido Plano.
A reunião foi aberta pelo Dr, Procópio, presidente da SAAEC , e Coordenador do Plano, que fez uma explanação sobre a importância do Plano na melhoria da qualidade de vida da comunidade, apresentando em seguida os representantes do Consórcio DGH Cariri, palestrantes da referida plenária.
Através de Slides foi apresentado aos participantes um esboço do plano em discussão , e em seguida foi formado quatro equipes de trabalho que responderam a um questionário sobre os principais problemas da comunidade ligados a questão do saneamento básico( água, esgoto, Lixo e água da chuva).
Na oportunidade, foi votado por aclamação os atores sociais ( delegados), que acompanharão de perto o desenrolar do plano, recaindo nas seguintes pessoas. Rodrigo Alencar , Antonio Mano, Dionísio Alves, José Dorizo, Ildo Junior e Dôra Gomes.
Para finalizar, o Dr Procópio fez uma explanação da situação de abastecimento de água de Ponta da Serra, que apesar da precariedade, não é dos piores. Algumas participantes fizeram colocações sobre alguns problemas sobre a distribuição de água na sede, no que o Dr, Procópio se colocou à disposição de vir em outra oportunidade para tratar desse assunto com a comunidade.
Vale salientar que quando da abertura do Fórum que trata do Plano Municipal de Saneamento Básico em Crato, o Prefeito do Crato, Samuel Araripe, destacou a relevância da participação das comunidades, dizendo que “a relevância do projeto se insere dentro do processo de criação de medidas que busquem melhorar a qualidade de vida e proteção do meio ambiente. Segundo o prefeito Samuel Araripe, o documento determina que, até 2014, todos os municípios deverão ter esse plano. O município que não preparar o projeto até lá, ficará impedido de realizar convênios com o governo federal para realização de obras em suas cidades”
Por Antonio Correia Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário