Equilíbrio estático entre um organismo e o meio que não existam mudanças de que suscite reação, nenhuma necessidade insatisfatória e com todas funções continuativas do organismo desenrolando-se normalmente.
Na prática, portanto só se deve falar de Ajustamento relativo, na medida em que cada pessoa desenvolve um repertório idiossincrásio de respostas ás exigências do seu mundo material, psicológico e social. È esse repertório que possibilita em maior ou menor grau, aquisição de atitudes, aptidões e defesas capazes de levar o individuo a ajustar-se ( satisfazer) as exigências físicas, sociais e pessoais com um mínimo de dificuldade.
O ajustamento familiar e social e aceitações adequação ás exigências usuais da sociedade em que vive. O conjunto de processos pelos uma pessoa, grupo ou instituição estabelece relações tais com o seu meio que lhe garantam a sobrevivência e a prosperidade sem graves atritos, revoltas, e frustrações pessoais, familiares, organizacionais e social.
Um exemplo oportuno de ajustamento social aí no nosso querido Crato, foi a reeleição do nosso prefeito.
Quero finalizar, reiterando a todos os Cratense e Toda nossa região do Cariri um Feliz Ano Novo com Muito Deus, Saúde, Paz.
São Paulo – 30/12/08
César Mousinho – Psicólogo Cratense (Colaborador do Blog e do Jornal Ponta da Serra)
Nenhum comentário:
Postar um comentário