sábado, 31 de outubro de 2009

311009 - Programação diferente no Dia de Finados

CARIRI



Taxista roberto brito é o curador da Expomorte, que reúne fotos de pessoas do Crato que já faleceram




Caixões podem ser fabricados com o logotipo do time, respeitando a vontade da pessoa que faleceu



Como acontece em todos os anos, familiares preparam os túmulos para visita em memória dos entes queridos. Flores e pinturas são renovadas como prova de homenagem

No Crato, para lembrar os entes falecidos, tem exposição de fotos e até caixões personalizados com times de futebol
Crato O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna, daquelas pessoas queridas que já faleceram, despertando, em cada um de nós, o desejo de abraçá-los outra vez. Essa vontade de rasgar o infinito para descobri-los, de retroceder no tempo e segurar a vida.
No Crato, a programação do Dia de Finados começa às 5 horas com uma missa campal em frente ao Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, na Rua Nelson Alencar. Este ano, mais uma vez, será promovida a "Expomorte", uma exposição de fotos de pessoas que já morreram. O evento movimenta a cidade no dia 2 de novembro. Milhares de frequentadores passam pelo local. "Muitos vêm olhar os santinhos e reconhecem familiares, amigos ou pessoas que nem sabiam que tinham morrido", diz o jornalista Huberto Cabral, coordenador da exposição.
Idêntica exposição foi aberta na Praça Cristo Rei. O curador é o taxista Roberto de Souza Brito, conhecido por "Calango" que, há mais de 14 anos, vem juntando lembranças de pessoas que já morreram. A praça foi transformada num velório popular, que atrai até mesmo aqueles que não têm o costume de ir ao cemitério.Com lágrimas ou com bom humor, homenagear os mortos parece ser uma necessidade universal, uma maneira de reverenciar os antepassados e de lembrar que todos são mortais.

Emblemas de times
Para atender à cultura da cidade, a Funerária Vida criou um sistema de atendimento diferenciado para os moradores do Crato. A empresa passou a vender urnas mortuárias - caixões - com os emblemas de times de futebol. Os mais procurados são os times Flamengo, Corinthians e Vasco da Gama."Mas se a família do torcedor preferir o emblema do Fortaleza, ou do Ceará, é possível mandar fazer um adesivo para colocar no caixão", diz o proprietário da funerária, José Laércio Costa, acrescentando que, além do emblema do time favorito, a família do torcedor tem direito, se quiser, ao hino do seu time. Neste caso, um carro de som acompanha o cortejo fúnebre até o momento do sepultamento. Uma urna mortuária com o emblema de um time custa, em média, R$ 1.500.

Consórcio da morte"
A morte assusta a todos, ricos e pobres, bonitos e feios, cultos e analfabetos. Ninguém está livre desse derradeiro acontecimento. Porém, devemos estar cientes da nossa condição humana. Não viveremos para sempre". Partindo dessa concepção, a Funerária Vida procura retirar do seu plano o estigma de "consócio da morte".Recentemente, a funerária atendeu a um pedido de uma cliente que exigiu, no dia do seu velório, a execução do samba "Fita Amarela", cantado por Nelson Gonçalves, que diz: "Quando eu morrer, não quero choro nem vela, quero uma fita amarela, gravada com o nome dela". Outro cliente pediu uma seresta com músicas antigas durante o seu velório. Estes últimos desejos proporcionam uma mudança cultural para o fato da morte, tratando-a como uma passagem certa da vida.AniversárioMas a preocupação da funerária, segundo Laércio, está mais relacionada com a vida do que com a morte. O integrante do plano funerário tem direito a comemorar o seu aniversário de nascimento na sede da empresa, com shows, piadas e, sobretudo, muito calor humano. As festas realizadas, todos os meses, reúnem cerca de 200 pessoas, a maioria idosos.
Laércio justifica que a festa "é uma forma de reunir toda a família e celebrar o aniversário desse personagem tão importante em nossas vidas, guardião de toda a nossa sabedoria. A iniciativa visa homenageá-los e também revelar essa alegria de viver". Boa parte das religiões na Terra, tentam explicar ou até mesmo comprovar que, depois da morte corporal, existe uma nova vida: a do espírito. Os cristãos acreditam em ressurreição, ou seja, ficaríamos em algum lugar esperando o julgamento final de Deus.
Os espíritas acreditam na encarnação e reencarnação, o que significa que, a morte do corpo não representa a morte do espírito e, dessa forma, é possível voltar a viver em outro momento, com o mesmo espírito, mas em um corpo diferente. Essa crença se consiste na ideia de que se pode ter mais uma oportunidade para progredir, ética e moralmente. Até os cientistas, que só acreditam no que podem comprovar, tentam explicar que existe vida após a morte.
Antônio VicelmoRepórter
Mais informaçõesFunerária Vida
Av. Perimetral Dom FranciscoCrato(88) 3523.8885Rmailto:Regional@diariodonordeste.com.brCENTRO-SUL
Fonte: Diário do Nordeste

311009 - Notícias do Crato - Para o dia 31 de Outubro de 2009


Projovem do Crato realiza ações de lazer para adolescentes

O Governo Municipal em parceria com a Secretaria de Ação Social do Crato, juntamente com a coordenação do PROJOVEM ADOLESCENTE comunica que hoje será realizado um passeio recreativo no Clube Serrano Atlético Cratense com os adolescentes que fazem parte do referido projeto que funciona no Pólo de atendimento Madre Feitosa. A saída será do pólo às 8 horas, com previsão de volta às 14 horas. O passeio será orientado pela Coordenadora do Projeto Elza de Oliveira com o acompanhamento dos orientadores e instrutores. ProJovem Adolescente é um Serviço socioeducativo continuado de Proteção Básica de Assistência Social, entendido como direito. No município do Crato, o prefeito Samuel Araripe e a secretária de Ação Social, Liduina Andrade não medem esforços no que diz respeito e desenvolver ações de combate a exclusão social dos jovens cratenses, promovendo cada vez mais oportunidades e qualidade de vida.

Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa encerra hoje em Crato

O Ceará está em plena campanha contra a Febre Aftosa que teve inicio no último dia 1º. e termina hoje. O Rebanho do Crato é de aproximadamente 18.045 cabeças de bovinos. Atualmente estamos com o índice de 7% de declaração de vacinação da população bovina existente, a vacinação deve ser declarada nos Escritórios da ADAGRI / EMATERCE. Esta é uma atividade importante dentro da estratégia de erradicação da Febre Aftosa no nosso País. Recentemente o Estado do Ceará passou por uma auditoria do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - MAPA e a expectativa é de que tenhamos alcançado um evolução no status sanitário. Sendo o índice de vacinação um dos pontos importantes para a ascensão e manutenção de status sanitário condizente com a Pecuária de nosso Estado, conclamamos os produtores para que vacinem e declarem sua vacinação nos escritórios da ADAGRI/EMATERCE.O secretário de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato, Erasmo Ferreira ressalta que nesta etapa não houve distribuição da carta-aviso, portanto os produtores devem adquirir a vacina nas farmácias veterinárias de sua preferência, vacinar o rebanho, e se dirigir ao escritório da ADAGRI/EMATERCE com o rebanho estratificado, ou seja, separado por idade e sexo, salientando a importância de assinar a declaração do criador.A campanha contra Febre Aftosa é uma ação conjunta do governo do Estado do Ceará, Governos Municipais e da sociedade civil organizada.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

311009 - NOTÍCIAS DO PLANALTO



Sexta-feira, 30 de outubro de 2009 às 17:32
Integração sul-americana completa trabalho de ‘libertadores’

Presidente Lula visita Projeto Agrário Integral Socialista José Inácio de Abreu e Lima, em El Tigre, na Venezulea, juntamente com o presidente Hugo Chávez. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O Brasil e a Venezuela firmaram nesta sexta-feira (30), em El Tigre (Venezuela), cerca de 15 acordos de cooperação entre empresas públicas e privadas dos dois países. São ações nas áreas de petróleo, energia, alimentos, TV digital, rodovias e urbanização de favelas. Para Lula, as ações complementam o trabalho feito “por nossos libertadores”.
Lula também destacou a aprovação no Senado brasileiro do instrumento que permite a entrada de Venezuela ao Mercosul. Ele disse que “o gesto do Senado brasileiro, ontem, foi um gesto gratificante. Foi a quebra do preconceito.”

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

301009 - Expo Morte da Praça Cristo Rei em Crato

Há mais de 7 anos o mototaxista Roberto, conhecido por Calango, vem realizando na praça Cristo rei, onde trabalha, uma exposição de lebrancinhas de falecidos, a qual é bastante visitada. Todos os anos, Roberto antecipa a sua exposição em dois dias antes do dia de finados.
Nesta sexta- feira, dia 30, estivemos lá registrando em fotos a exposição do Roberto.

Veja algumas imagens












301009 - BOLSA FAMÍLIA : Benefícios terão Conta


A meta é de que quatro milhões de beneficiários tenham conta bancária na Caixa Econômica Federal até o fim de 2010


Brasília Iniciado em Belo Horizonte, o Projeto de Inclusão Bancária que permite aos beneficiários do programa Bolsa Família abrir uma conta em bancos será a partir de agora expandido para todo o País.

A meta é de que quatro milhões de beneficiários tenham conta bancária na Caixa Econômica Federal até o final de 2010. Atualmente 1,9 milhão de famílias já tem a conta.

A intenção é facilitar o acesso ao sistema bancário de pessoas que muitas vezes esbarram em problemas como falta de comprovante de renda ou de moradia quando tentar abrir uma conta. Pelo projeto, o beneficiário precisa procurar a Caixa e manifestar o interesse de abrir a conta, com a apresentação do CPF. A expectativa é de que em cerca de duas semanas todo o processo esteja concluído.O benefício do Bolsa Família passará a ser depositado na conta automaticamente, depois que ela estiver aberta. Ele pode fazer até quatro saques por mês, sem pagamento de tarifa. As contas simplificadas são isentas de taxas. Os correntistas, no entanto, não terão acesso a talão de cheque. Outra novidade é que essas famílias passam a ter a possibilidade de usar serviços como microcrédito, resseguros e poupança.

Apesar de a conta bancária abrir a possibilidade para o empréstimo, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, avalia que não há risco de endividamento dessa população de baixa renda. "Qualquer endividamento será mais à frente, dentro de um critério de microcrédito, aí já com maior capacitação e maior acompanhamento das famílias", explicou.

Mãe de uma menina e incluída no Bolsa Família há três anos, Erivânia Alves da Silva vive no município de Nossa Senhora do Socorro (SE) e abriu a conta bancária há cerca de um mês. Ela destaca as vantagens de ter acesso aos serviços bancários, já que com o cartão usado até então só pode sacar todo o dinheiro. Além disso, ele não tem outras funções. "Agora posso pegar empréstimo e poupar. No momento não pretendo pegar empréstimo, mas deixar um pouquinho do dinheiro que recebo lá guardado sempre pensando no futuro da minha família". A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda, disse que a experiência do projeto iniciado em Belo Horizonte demonstrou que as famílias não têm dificuldades para usar os serviços bancários e não gastam além de suas possibilidades. O projeto piloto da inclusão bancária dos beneficiários do Bolsa Família foi iniciado em 2008 e, atualmente, cerca de 400 mil contas são abertas por mês pelos beneficiários.

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará um decreto disciplinando o processo de inclusão bancária dos beneficiários assistido pelo Bolsa Família.

FONTE: Diário do Nordeste

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

291009 - ATO PUBLICO EM QUITAIUS MARCARA INICIO DO MOVIMENTO EMANCIPALISTA DO DISTRITO.


A comissão do Movimento Emancipalista do Distrito de Quitaius no municipio de Lavras da Mangabeira programou para o proximo dia 31 de outubro de 2009 às 20:00 horas na praça da matriz, a realização de um ATO PUBLICO que dará inicio ao movimento pela emancipação de Quitaius.O objetivo é mobilizar a comunidade para criar a ASSOCIAÇÃO DO MOVIMENTO EMANCIPALISTA DE QUITAIUS.Quanto a programação havera show ao vivo, sorteio de brindes e muita manifestação atraves dos oradores que defenderão o movimento.Esta previsto a presença de deputados federais onde a comissão irá pedir aos mesmos que façam pronuciamento na camara dos deputados, pedindo ao presidente Michel Temer que ponha em votação a PEC. Nº 13/2003 em votação na quela casa legislativa.Voce: Filhos de Quitaius, Amigos e Simpatisantes, precisamos do seu apoio.Abraço Fraterno da Comissão.
FOTE: Blog de Quitaius

291009 - NOTÍCIAS DO PLANALTO

Blog do Planalto] Sucesso do Brasil é fruto do trabalho duro dos brasileiros

O bom momento brasileiro não tem nada de 'milagre', mas sim de trabalho duro
dos brasileiros ao longo das últimas décadas, afirmou o presidente Lula em
entrevista exclusiva concedida por escrito ao jornal venezuelano El Universal,
publicada nesta quinta-feira.
Consolidamos a democracia, derrotamos a inflação, retomamos o crescimento e
estamos construindo uma sociedade moderna e cada vez mais justa com todos os
seus cidadãos. Do meu período na Presidência, iniciado em 2003, destaco como
as maiores conquistas a retomada do desenvolvimento econômico e da capacidade
do Governo de investir na educação e na infra-estrutura, além dos programas
sociais voltados para as camadas mais pobres da população.
Para ler a íntegra da entrevista, clique aqui.

Lula viajou na tarde desta quinta-feira para a Venezuela onde se encontrará
com o presidente Hugo Chávez e participará da inauguração do Consulado-Geral
do Brasil e do escritório da Caixa Econômica Federal (CEF) em Caracas.

Você pode ler o artigo completo em:
http://blog.planalto.gov.br/sucesso-do-brasil-e-fruto-do-trabalho-


Blog do Planalto] Geladeiras: do IPI reduzido à reciclagem


Com a prorrogação do prazo de redução de IPI para produtos da linha branca
anunciado hoje pelo governo, muitos brasileiros provavelmente substituirão
aparelhos domésticos, como as geladeiras. Para incentivar os catadores de rua a
recolherem e reciclarem esses aparelhos, o presidente Lula pediu um projeto aos
presidentes do BNDES, Luciano Coutinho; da Eletrobrás, José Antônio Muniz; e
da Fundação Banco do Brasil (FBB), Jacques Pena: "Eu gostaria que vocês
apresentassem uma proposta. Os catadores estão em todas as ruas e podem
recolher os produtos usados", afirmou o presidente, que participou nesta
quinta-feira da Expocatadores, em São Paulo, evento que reúne mais de seis mil
profisionais do Brasil e da América Latina e da Ásia.

Lula lembrou que antes de decidir pela isenção do IPI chegou a conversar com
o empresário Jorge Gerdau sobre como aproveitar os componentes da galedeira.
Naquela ocasião, esbarrou-se na questão do gás da geladeira.

Você pode ler o artigo completo em:
http://blog.planalto.gov.br/geladeiras-do-ipi-reduzido-a-reciclagem/


[Blog do Planalto] "Esqueça a pauta do editor e façam a pauta de suas vidas"

O presidente Lula mandou um recado direto aos jornalistas que o acompanhavam
nesta quinta-feira (29/10), em São Paulo, na inauguração da Expocatadores,
que reúne mais de seis mil trabalhadores do Brasil e da América Latina. O
presidente sugeriu que os profissionais deixassem de lado a pauta enviada pelos
editores e entrevistassem os catadores que participam [...]

Você pode ler o artigo completo em:
http://blog.planalto.gov.br/esqueca-a-pauta-do-editor-e-facam-a-pauta-de-suas-vidas/

291009 - Roque garante mais de R$25 milhões em investimentos para o Cariri


Desde o início da gestão Cid Gomes, o deputado estadual Sineval Roque (PSB), já conseguiu junto ao Governo do Estado, recursos da ordem de mais de R$25 milhões para a região do Cariri.
O parlamentar destinou recursos para projetos de abastecimento d’água, energia elétrica, projetos produtivos, através do programa São José, recuperação asfáltica, pavimentação de ruas, construção de matadouro, estádios de futebol, quadra de esportes, materiais esportivos, ambulâncias e tratores. Parte das obras está em execução, outras, aguardam licitação do governo para início do processo licitatório.
Para o município do Crato, por exemplo, Roque destinou aproximadamente R$17 milhões. Os recursos foram investidos em projetos de abastecimento d’água, duas miniusinas, obra do desvio do anel da batateira, perfuração de poços, ampliação do Condomínio das Flores, cobertura da quadra da Escola Polivalente, construção das escadarias, das estradas Crato-Lameiro/Crato-Grangeiro, do conjunto habitacional das artesãs, construção das escola profissionalizante, compra do terreno para a instalação do empreendimento e ginásio esportivo poliesportivo da Urca.
O parlamentar assegurou ainda R$150.000,00 por mês para atendimentos emergenciais no Hospital São Francisco e 50 bolsas para alunos que foram beneficiados com o programa Primeiro Passo, do Governo do Estado.
Em Antonina do Norte os recursos são da ordem de R$4.540.000,00 investidos em compra de ambulância, reformas de escola e hospital, parte da construção da sede da Secretaria de Educação, dois carros, um para a Secretaria de Saúde e outro para a Secretaria de Educação, calçamentos, passagem molhada da Rua Evídio de Alencar e Rua Castelo Branco, além da verba assegurada para a construção do açude do Mamoeiro.
Além do Crato e Antonina do Norte, o deputado Sineval Roque garantiu recursos ainda para os seguintes municípios:
- Abaiara – R$330.000,00 – Estádio de futebol e estrada
- Altaneira – R$45.000,00 – Ambulância
- Araripe – R$160.000,00- Calçamento e trator
- Assaré – R$225.000,00 – Ambulância, abastecimento d’água
- Baixio-R$350.000,00 – Estádio de futebol e reforma praça
- Barbalha – R$380.000,00 – Matadouro
- Barro – R$45.000,00 – Ambulância
- Farias Brito-R$45.000,00 – Ambulância
- Jati- R$45.000,00 – Calçamento
- Nova Olinda-R$85.000,00 – Energia elétrica
- Potengi-R$35.000,00 – Asfalto
- Salitre-R$270.000,00 – Ginásio poliesportivo e reforma praça
- Santana do Cariri-R$280.000,00-Estádio de futebol
- Tarrafas-R$1.030.000,00 – Estádio de futebol, quadra, açude, pavimentação e calçamento de ruas e trator

291009 - TRANTORNOS ALIMENTARES II- BULIMIA.


Etiologia-A Bulimia se desenvolve a partir de alguns fatores, como os que são descritos abaixo: Fatores Biológicos: Foram feitas entrevistas clínicas e testes de personalidade com 2.163 gêmeos idênticos e fraternos. Dentre as gêmeos do sexo feminino foi percebido que a hereditariedade do binge-eating ( comer compulsivamente) é muito alta. De acordo com um estudo retirado da Internet, quando uma das gêmeas monozigóticas, ou seja idênticas, desenvolve Bulimia, a chance da outra também vir a desenvolver é de 23%, essa porcentagem é 8 vezes maior do que a da população em geral. Já para gêmeas dizigóticas, ou seja fraternas, a possibilidade da outra vir a desenvolver é de 9%, sendo 3 vezes maior do que a taxa para a população em geral. Outras pesquisas apontaram que os níveis de endorfina plasmática estão aumentados em alguns pacientes com Bulimia Nervosa, que vomitam, levando a possibilidade de que os sentimentos de bem estar experimentados por alguns deles após o vômito, possam ser mediados por aumento nos níveis de endorfinas. Fatores Sociais: O contexto social em que o indivíduo está inserido influencia seu auto conceito, temos como exemplo a mídia, que veicula a imagem de que para ser bonita e feliz é necessário estar com um corpo magro, criando assim uma pressão para que as pessoas tentem se adequar a este padrão. Fatores Familiares: Em uma pesquisa retirada da Internet, foi constatado que os indivíduos que desenvolvem Bulimia pertencem a uma família que em geral dá extrema importância à aparência. Ao menos um dos pais é muito exigente e crítico com relação aos filhos, são aqueles pais que comparam seus filhos entre si, e o indivíduo que posteriormente vem a desenvolver Bulimia é, normalmente, o mais desvalorizado. Nessas famílias ocorre muita proteção por parte dos pais, pois estes não dão autonomia aos filhos, sendo na maior parte do tempo rígidos a mudanças, apresentando dificuldades em aceitar o crescimento do indivíduo. Há ainda uma dificuldade na comunicação e expressão dos sentimentos, o que dificulta ainda mais a solução do problema. Fatores Psicológicos: Os indivíduos com tendência a desenvolver Bulimia, são auto críticos, perfeccionistas e sensíveis a críticas, o que os deixam vulneráveis às pressões sociais. Usualmente esses indivíduos tem baixa auto estima e têm algum quadro de ansiedade. Pacientes com Bulimia apresentam dificuldades em controlar seus impulsos, o que pode levar a dependência em substâncias, como por exemplo o álcool, além de comer compulsivamente e induzir a purgação; sendo que as duas últimas são características marcantes desse transtorno alimentar. Epidemiologia:A Bulimia é um transtorno difícil de ser detectado, pois a maioria dos pacientes não se consideram doentes, ou ocultam seus sintomas por vergonha. Contudo, as estimativas de Bulimia Nervosa variam de 1 a 3% das mulheres adolescentes e no início da vida adulta, conforme está descrito no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais IV (DSM IV). Em crianças a ocorrência é baixa, sendo que foram detectados apenas 70 casos nos últimos 5 anos. Em homens a Bulimia é rara, sendo que varia de 4 a 13% da população total de pacientes que apresentaram o transtorno. A idade média de aparecimento em homens é de 21 a 24 anos de idade. A maior incidência é em mulheres ( mais de 90%) das classes média e alta, sendo mais freqüente na raça branca. Pessoas com profissão ou atividades que valorizam a forma física – por exemplo, modelos, bailarinas e atletas – são mais suscetíveis. A Bulimia parece ser bem mais prevalente em sociedades industrializadas, onde há abundância de alimentos e onde a beleza está associada à magreza ( Estados Unidos da América, Canadá, Europa, etc.) Em uma pesquisa realizada nos E.U.A. com 2000 mulheres ( estudantes do colegial) em 1986, foi percebido que um número próximo de 5% dessa população já teve algum transtorno alimentar e aproximadamente 4% dessa população admitiram ter sintomas de Bulimia. Diagnóstico Diferencial e Comorbidade:O diagnóstico da Bulimia Nervosa não deve ser feito se os comportamentos de compulsão e purgação não forem exibidos com freqüência, e ocorrerem exclusivamente durante episódios de Anorexia Nervosa. Neste caso o diagnóstico seria sem dúvida de Anorexia. Aproximadamente 40% dos pacientes que desenvolveram Bulimia, já tiveram um episódio de Anorexia, embora a ocorrência de Bulimia seja, pelo menos, duas ou três vezes mais comum que a Anorexia. Outra característica que diferencia de forma marcante a Anorexia da Bulimia, é que os anoréticos apresentam grande perda de peso, além do desejo de estar sempre reduzindo ainda mais o seu peso, enquanto que os bulímicos transformam o ato de comer numa forma de adquirir uma satisfação psicológica e biológica, pois comer reduz a ansiedade do indivíduo, o que também é uma forma de obtenção de prazer – satisfação psicológica- e biologicamente satisfaz suas necessidades físicas. O profissional deve ter certeza de que o paciente não possui nenhuma doença neurológica como, por exemplo, epilepsia, tumores no Sistema Nervoso Central, Síndrome de Kleine-Levin, ou ainda Síndrome de Kluver-Bucyr. As características dessa última são: agnosia visual, lamber e morder complusivos, o indivíduo leva os objetos à boca, incapacidade de ignorar qualquer estímulo, placidez, hipersexualidade, hábitos alimentares alterados, principalmente a hiperfagia - esta Síndrome é rara - e dificilmente seu diagnóstico é confundido com o de Bulimia. A síndrome de Kleine-Levin caracteriza-se por hipersonia periódica, que dura de duas a três semanas, e ainda hiperfagia. Esta síndrome ocorre mais com homens. Os pacientes com Transtornos de Borderline, às vezes tem episódios de compulsão alimentar, porém este ato está associado com outras características do transtorno. Um terço dos pacientes com Bulimia apresentam Sazonalidade, ou seja, a Bulimia é mais forte no inverno e nos dias nublados, com pouco luminosidade. Mulheres diabéticas evitam o ganho de peso após um episódio de binge-eating, diminuindo a dose de insulina.
Os transtornos alimentares são aqueles que tem como características marcante a perturbação no comportamento alimentar. Dentre eles vamos estudar de forma mais detalhada a Bulimia Nervosa se um indivíduo vem ingerindo, mais de duas vezes por semana, um grande número de alimentos num curto espaço de tempo, e se ainda esses episódios ocorrerem a três meses, sendo essa prática usa de meios não muito adequados para não apresentar ganho de peso como: vômito induzido, uso de purgantes (laxantes e diuréticos), prática de ginástica excessiva, pois tem uma extrema preocupação com sua forma física. O diagnóstico certamente será de Bulimia Nervosa. Esses distúrbios têm crescido muito nos últimos anos, fato que pode estar relacionado com grandes interesses econômicos, como a indústria do emagrecimento e os meios de comunicação, que vendem a imagem de que para ter um corpo perfeito é necessário ser magro. As pessoas buscam esse objetivo a qualquer custo e acabam pagando, no final das contas, um preço muito alto.Histórico: A Bulimia começou a ser mais estudada a partir de 1940, quando foi descrita junto com a anorexia. Russel teve uma participação marcante nessa época, pois desenvolveu um trabalho que se tornou muito importante na caracterização da Bulimia Nervosa, e nas histórias dos transtornos alimentares em geral. A partir dos anos 60 começou a crescer o interesse pelos transtornos alimentares no campo da pesquisa e no público de maneira geral; com o aumento de divulgação da mídia, a ocorrência em pessoas famosas e a maior valorização da forma física. A Bulimia não tinha sido reconhecida como um transtorno psiquiátrico até os anos 70, sendo que apareceu no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais III (DSM III) somente nos anos 80. A partir daí, houve uma maior conscientização deste transtorno e o aprimoramento das técnicas do diagnóstico e dos métodos de tratamento. Conceituação e Características Clínicas :Segundo o DSM IV, a Bulimia Nervosa caracteriza-se pela ingestão recorrente de grandes quantidades de alimentos, onde o binge-eating (comer compulsivamente) tem que ocorrer pelo menos duas vezes por semana nos últimos três meses. Sendo ainda, acompanhados por um sentimento de culpa e de falta de controle. O indivíduo apresenta também comportamentos compensatórios recorrentes, tais como: vômitos auto-induzidos, uso de laxantes ou diuréticos, regimes rígidos, jejum ou exercícios vigorosos para evitar ganho de peso. Existe normalmente existe uma preocupação persistente e exagerada com a forma física. O vômito é um dos comportamentos compensatórios utilizados, geralmente é induzido pela colocação do dedo na garganta, embora com o passar do tempo, os vômitos tornam-se reflexos. Essa prática diminui a dor abdominal e a sensação de inchação, permitindo que o indivíduo continue comendo sem medo de ganhar peso. O DSM IV acrescenta ainda dois tipos de Bulimia, o subtipo purgativo e o não purgativo. O subtipo purgativo caracteriza-se pelo fato de métodos como o vômito induzido e o uso inadequado de laxantes e diuréticos serem usados para compensar a ingestão de grandes quantidades de alimento. O uso inadequado de laxantes, pode causar problemas estomacais e digestivos, além do perigo de causar a desidratação, falta de potássio no organismo do indivíduo. O subtipo não purgativo é aquele no qual os métodos compensatórios utilizados são: o jejum prolongado, ou ainda a prática excessiva de exercícios físicos, porém sem fazer uso da purgação e nem chegando a induzir o vômito após um episódio de binge-eating . Alguns sintomas podem ser notados no indivíduo bulêmico, tais como: fadiga, dor de cabeça, constipações, inchaços, dores abdominais, ciclos menstruais irregulares, erosão do esmalte dentário, machucados nas mãos e nos dedos causados pela indução do vômito. Pode ainda apresentar episódios de Tricotilomia (arrancar os próprios cabelos) e Tricolofagia (comê-los), e episódios de Cleptomania e de Depressão.O tratamento da bulimia é feito de forma ampla:
Acompanhamento do médico psiquiatra e utilização de psicofarmacoterapia. Existem medicamentos da classe de antidepressivos, que aumentam os níveis do neurotransmissor serotonina no sistema nervoso e são efetivos para evitar os ciclos de compulsão-purgação.
Acompanhamento nutricional. A escolha de alimentos saudáveis é essencial e feita pó meio de uma dieta orientada por um nutricionista.
Acompanhamento psicológico. A psicoterapia de apoio e a cognitiva são úteis para que o paciente torne-se mais conscientes sobre seus atos e possa modificá-los de forma eficaz.
São Paulo, 30/10/2009-João César Mousinho de Queiroz-Psicólogo Clínico Forense-WWW.SOSDROGASEALCOOL.ORG

291009 - Educação ambiental em cartilhas que ensinam



GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR – SECITECE
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA

29.10.2009

Um trabalho voltado para a educação ambiental na área de abrangência dos seis municípios que formam o Programa Geopark Araripe será intensificado, por meio da parceria com o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). Integrantes do grupo gestor do Programa, Conpam, professores da Universidade Regional do Cariri (URCA), estiveram reunidos na manhã de ontem, para avaliar o conteúdo de cartilhas educativas que estão sendo produzidas sobre o Geopark Araripe e definir o layout das publicações.
O trabalho vem sendo feito por uma equipe formada por docentes da Universidade. A finalidade é levar de forma mais acessível informações sobre o Geopark Araripe e suas peculiaridades, no âmbito regional. Esse material educativo estará reunido em duas cartilhas, que serão distribuídas a professores, gestores e técnicos ambientais, além de comunidades que estão inseridas nas cidades abrangência do Geopark. Serão distribuídos 10 mil exemplares. As cartilhas serão destinadas a públicos diferenciados, incluindo os do ensino fundamental e médio e a outra para os gestores, educadores e técnicos.
A coordenadora de Educação Ambiental e Articulação Social do Conpam, Rita de Cássia Bezerra, afirma que os cursos com as cartilhas serão ofertados a partir de fevereiro de 2010, com 40 horas/aula. Para as comunidades serão oferecidos workshops, seminários e também distribuídos folderes. As cartilhas estão sendo produzidas através do Governo do Estado, com a parceria do Geopark Araripe e da URCA.


Reunião preparatória para I Encontro Brasileiro
de Geoparks será próxima sexta-feira, dia 30

Acontece na próxima sexta-feira, 30, na Universidade Regional do Cariri (URCA), a reunião preparatória para o I Encontro Brasileiro de Geoparks: fortalecendo novas candidaturas, que irá acontece nos dias 10 e 11 de dezembro deste ano. A proposta inicial do evento foi apresentada no último final de semana, durante reunião na Universidade Regional do Cariri (Urca), com a presença da secretária Adjunta da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), Teresa Mota, além da administração superior da instituição, grupo gestor do Geopark Araripe, Reitor da Instituição, Professor Plácido Cidade Nuvens, e a Vice-reitora, Otonite Cortez.
A reunião será dividida em dois momentos. A primeira será interna, com os integrantes do Geopark, Universidade e a secretária Adjunta da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Teresa Mota, além de uma breve exposição do projeto da Fundação Casa Grande, de Nova Olinda, pelo diretor da entidade, Alemberg Quindins. Na parte da tarde, estarão reunidos representantes do trade turístico da região, cultura popular, setores como hotelaria e restaurantes e outras instituições. A idéia é congregar o maior número de representantes dos mais diversos setores, uma oportunidade para levar informações a respeito do Geopark Araripe de forma esclarecedora.
Outro objetivo é poder compartilhar informações importantes relacionadas aos geoparks de vários países do mundo e dados das recentes expedições aos geoparks da Europa e na China, por equipes da região. Para o evento, em dezembro, está sendo planejada uma rota turística, incluindo visita aos principais geotopes, a ser apresentada aos visitantes, além de uma mostra da cultura local. O Geopark Araripe é o único do Hemisfério Sul e o objetivo do encontro é estimular novas candidaturas de áreas que possam se tornar espaços de Geoparks junto à UNESCO. No próximo ano, está previsto para acontecer na região o Encontro Panamericano de Geoparks.

Colaboração Tânia Peixoto

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

281009 - NOTÍCIAS DO PLANALTO


Beatriz, Bruno e Rubens

Beatriz é uma adolescente que deseja, com o primeiro salário que receber do Banco do Brasil, comprar calças jeans e tênis para ela e a irmã Priscila. Bruno, filho de índios, é de família humilde. O mesmo acontece com Rubens, que mora numa comunidade quilombola nas imediações de Brasília. Os três foram destacados pelo presidente Lula na cerimônia que marcou a contratação de 20 adolescentes pelo programa Aprendiz do Banco do Brasil.
No início da solenidade que ocorreu no Centro Cultural Banco do Brasil, a funcionária do banco Marta Aparecida Miranda Martins Rocha contou sua experiência como participante do programa. “Não percam essa oportunidade. Ela é única. Façam desse degrau o primeiro degrau de uma escada bem grande”, disse Marta, que trabalha hoje na agência do Banco do Brasil no município de Guanhães, em Minas Gerais.
O presidente do BB, Aldemir Bendine, anunciou que o banco vai ampliar o programa. O objetivo é aumentar para 10 mil a quantidade de jovens beneficiados. Atualmente, 4,3 mil meninos e meninas participam do programa. Cada um recebe R$ 500, auxílio alimentação de R$ 200 e vale transporte, cujo valor varia de acordo com o preço da passagem em cada região.


Para ver outras matérias do blog do planalto clique aqui http://blog.planalto.gov.br/

281009 - Em cada conto, um romance


Colaboração TÂNIA PEIXOTO

281009 - NOTÍCIAS DO CRATO



Crato passa por avaliação para conquista do Selo Verde

Integrantes do Comitê Gestor do Programa Selo Município Verde - PSMV deverão estar em Crato no próximo dia 30, data em que estarão reunindos com o Conselho Municipal de Meio Ambiente do Crato e secretários municipais, já que a cidade foi selecionada para a primeira etapa do programa. Desta vez, os técnicos farão avaliação ‘in loco’ das ações e projetos desenvolvidos em prol do meio ambiente. O município do Crato, conforme avaliação dos técnicos ambientais, se encontra em terceiro lugar no Índice de Gestão Ambiental e passa a fazer parte da lista dos municípios pré-qualificados no questionário de Avaliação de Gestão Ambiental 2009, do Programa Selo Município Verde. Isso possibilita a certificação pública do Governo do Estado do Ceará e classifica, anualmente, os municípios cearenses que atendem a critérios pré-estabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, promovendo melhor qualidade de vida para presentes e futuras gerações. Nos anos de 2007 e 2008 o Crato foi premiado com o Selo Município Verde. Para este ano de 2009, passa pela primeira etapa, onde mais de 139 municípios se inscreveram. Apenas 34 deles se qualificaram, após a análise do Questionário de Avaliação da Gestão Ambiental, respondendo questões referentes à legislação ambiental, instrumentos de gestão, infra-estrutura, saúde pública, biodiversidade e educação ambiental.

Profissionais de saúde participam de capacitação em Fortaleza

A Secretaria de Saúde do Crato enviou 13 profissionais de saúde, entre coordenadores e gerentes de unidades, para participar de curso na Escola de Saúde Pública, em Fortaleza, oferecido pela Fiocruz. O curso é voltado para o aperfeiçoamento de coordenadores de programas e gerentes de unidades, durante dois dias. O restante dos módulos será feito à distância, com carga horária de180 horas. A primeira aula presencial do curso corresponde ao módulo inicial.

Estratégias para programa de saúde debatidas por profissionais do PSF

As quatro equipes do Programa de Saúde da Família, atuantes no bairro Seminário, estiveram reunidas na manhã de ontem, na Unidade de Saúde Teodorico Teles, com a finalidade de elaborar projeto para minimizar a mortalidade em casos de problemas no aparelho circulatório. Os profissionais debateram a prevenção e reabilitação das pessoas, incluindo casos como diabetes e hipertensão. O projeto visa trabalhar ações dentro da parceria da administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde e a Universidade de Toronto, no Canadá. Várias propostas de trabalho para desenvolver o projeto no bairro foram apresentadas, incluindo desde ações educativas a estratégias para prevenir doenças no aparelho circulatório.

Administração e Cultura do Crato agradecem parcerias e apoio para realização do II Festival Cariri da Canção

O Prefeito do Crato, Samuel Araripe e a Secretária da Cultura Esporte e Juventude, Danielle Esmeraldo, agradecem a todos que direta ou indiretamente apoiaram, incentivaram e acreditaram no Festival Cariri da Canção. Um evento esperado por muitos e realizado com muito cuidado e zelo por parte da administração. Segundo Danielle, todo o sucesso do Festival se justifica pela união de esforços e forças numa só direção: fortalecer, divulgar e valorizar a música de qualidade e os músicos participantes, para serem reverenciados e aplaudidos pelo nosso tão fiel e espetacular público. “Da criança ao idoso, do mestre ao aprendiz, do produtor ao barraqueiro, todos numa grande expectativa, de vivenciar o que tem a música de melhor para nos proporcionar: A vibração da alma ao toque de uma belo acorde”, completa Danielle.

Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa termina próximo sábado, dia 31

O Ceará está em plena campanha contra a Febre Aftosa que teve inicio no último dia 1º. e terminará no próximo 31 de outubro. O Rebanho do Crato é de aproximadamente 18.045 cabeças de bovinos. Atualmente estamos com o índice de 7% de declaração de vacinação da população bovina existente, a vacinação deve ser declarada nos Escritórios da ADAGRI / EMATERCE. Esta é uma atividade importante dentro da estratégia de erradicação da Febre Aftosa no nosso País. Recentemente o Estado do Ceará passou por uma auditoria do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - MAPA e a expectativa é de que tenhamos alcançado um evolução no status sanitário. Sendo o índice de vacinação um dos pontos importantes para a ascensão e manutenção de status sanitário condizente com a Pecuária de nosso Estado, conclamamos os produtores para que vacinem e declarem sua vacinação nos escritórios da ADAGRI/EMATERCE. O secretário de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato, Erasmo Ferreira ressalta que nesta etapa não haverá distribuição da carta-aviso, portanto os produtores devem adquirir a vacina nas farmácias veterinárias de sua preferência, vacinar o rebanho, e se dirigir ao escritório da ADAGRI/EMATERCE com o rebanho estratificado, ou seja, separado por idade e sexo, salientando a importancia de assinar a declaração do criador. A campanha contra Febre Aftosa é uma ação conjunta do governo do Estado do Ceará, Governos Municipais e da sociedade civil organizada.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

terça-feira, 27 de outubro de 2009

271009 - Encontro Brasileiro de Geoparks será no Cariri

Começa preparação para I Encontro Brasileiro de Geoparks: fortalecendo novas candidaturas, no Cariri

Está previsto para acontecer em dezembro, neste município, o I Encontro Brasileiro de Geoparks: fortalecendo novas candidaturas. A proposta inicial do evento foi apresentada no último final de semana, durante reunião na Universidade Regional do Cariri (Urca), com a presença da secretária Adjunta da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), Teresa Mota, além da administração superior da instituição, grupo gestor do Geopark Araripe, Reitor da Instituição, Professor Plácido Cidade Nuvens, e a Vice-reitora, Otonite Cortez.

Também foram convidados a participar da reunião de apresentação da proposta, instituições parceiras do Programa Geopark Araripe, como o SEBRAE, Fundação Casa Grande, de Nova Olinda, Fundação Araripe e o Instituto Chico Mendes. A idéia é reunir diversos representantes de instituições junto com a Universidade, no próximo dia 30, para construir e finalizar a programação do evento. Também compartilhar informações importantes relacionadas aos geoparks de vários países do mundo e a socialização de informações das expedições recentes aos geoparks da Europa e na China, por equipes do Geopark Araripe. O encontro trará a oportunidade de reunir integrantes do ‘trade’ turístico regional. Será um evento preparatório do Encontro Brasileiro. Pela manhã, será feita uma reunião interna e à tarde o compartilhamento e discussão das temáticas a serem apresentadas, inserindo as instituições convidadas.

Para o evento será elaborada uma rota turística, incluindo os principais geotopes, a ser apresentada aos visitantes, além de uma mostra da cultura local. Serão convidados para o I Encontro Brasileiro representantes de seis estados brasileiros. O evento irá acontecer nos dias 11 e 12 de dezembro. O Geopark Araripe é o único do Hemisfério Sul e o objetivo do encontro é estimular novas candidaturas de áreas que possam se tornar espaços de Geoparks junto à UNESCO. No próximo ano, está previsto para acontecer na região o Encontro Panamericano de Geoparks.

Tânia Peixoto
"O tempo é o meu lugar, o tempo é minha casa."
(Vitor Ramil)

271009 - NOTÍCIAS DO CCBNB


Festival se encerra com 20 concertos de 15 grupos instrumentais de cinco estados do Brasil

FORTALEZA, 27.10.2009 - O IV Festival BNB da Música Instrumental se encerra, nesta semana, com a realização de 20 concertos de 15 formações instrumentais oriundas de cinco estados de três regiões brasileiras (Nordeste: Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba; Sudeste: Rio de Janeiro; e Centro-Oeste: Distrito Federal), de amanhã (quarta-feira, 28) até sábado, 31. Todos os concertos do Festival têm entrada franca.
A programação de encerramento do Festival acontece nos três Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza; Cariri, em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará; e Sousa, no alto sertão paraibano). Entre as atrações desta semana de encerramento, constam nomes como o Quarteto Alevare, do Rio de Janeiro, e o Duo 13, do Distrito Federal.
Da região Nordeste, os destaques são os seguintes: os cearenses Mimi Rocha, Aroldo Araújo, Tito Freitas, Dunas Jazz Band, Trio Ágape, Pixinguinha Trio e Abanda; os potiguares Eduardo Taufic & Roberto Taufic, Candeeiro Jazz e Gilberto Cabral; e os paraibanos Clã Brasil, Orquestra Sivuca e Jorge Ribbas.
A quarta edição do evento confirma a sua vocação para promover a diversidade musical e destaca a importância da abertura de mais espaços para a dinâmica cena instrumental brasileira, movimentando dezenas de músicos, de diferentes trajetórias, influências e propostas estéticas.

Conheça a seguir a programação resumida da semana de encerramento do Festival:

IV FESTIVAL BNB DA MÚSICA INSTRUMENTAL

66 CONCERTOS GRATUITOS DE 37 FORMAÇÕES INSTRUMENTAIS ORIUNDAS DE DEZ ESTADOS DE QUATRO REGIÕES BRASILEIRAS

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA DE 08 A 31 DE OUTUBRO DE 2009

CCBNB-Fortaleza
Dia 28, quarta-feira 18h30 Mimi Rocha.
Dia 29, quinta-feira -17h Eduardo Taufic & Roberto Taufic 18h30 Candeeiro Jazz
Dia 30, sexta-feira 12h30 Tito Freitas 18h30 Dunas Jazz Band
Dia 31, sábado 17h Clã Brasil 18h30 Aroldo Araújo

CCBNB-Sousa (PB) Dia 28, quarta-feira 19h30 Jorge Ribbas.

Dia 29, quinta-feira 19h30 Quarteto Alevare.
Dia 30, sexta-feira 19h30 Gilberto Cabral.
Dia 31, sábado 19h Orquestra Sivuca. 21h Eduardo Taufic & Roberto Taufic.

CCBNB-Cariri (CE)

Dia 28 quarta-feira 18h30 Trio Ágape 19h50 Quarteto Alevare.
Dia 29, quinta-feira 18h30 Duo 13. 19h50 Gilberto Cabral.
Dia 30, sexta-feira 18h30 Orquestra Sivuca. 19h50 Eduardo Taufic & Roberto Taufic.
Dia 31, sábado 18h30 Pixinguinha Trio 19h50 Abanda.

ENDEREÇOS E FONES DOS LOCAIS DAS APRESENTAÇÕES:
CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-FORTALEZA
Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - Fortaleza (CE)
Fone: (85) 3464.3108
CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-CARIRI
Rua São Pedro, 337 - Centro - Juazeiro do Norte - Ceará (CE)
Fone: (88) 3512.2855
CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-SOUSA
Rua Cel. José Gomes de Sá, 07 - Centro - Sousa (PB)
Fone: (83) 3522.2980
ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

* André Marinho (curador e coordenador do IV Festival BNB da Música Instrumental) - (85) 3464.3259 / 9111.1090 - andreluismm@bnb.gov.br

* Henilton Menezes (gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do BNB) - (85) 3464.3109 / 8635.6064 - henilton@bnb.gov.br

* Carmen Paula (gerente do CCBNB-Fortaleza) - (85) 3464.3111 / 8635.6031 - cpaulavm@bnb.gov.br

* Ricardo Pinto (gerente do CCBNB-Sousa) - (83) 3522.2980 / 8802.3757 - yuca@bnb.gov.br

* Lenin Falcão (gerente do CCBNB-Cariri) - (88) 3512.2855 / 8802.0362 - lenin@bnb.gov.br

* Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Cultural Banco do Nordeste) - (85) 3464.3196 / 8736.9232 - lucianoms@bnb.gov.br

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

261009 - Projeto dá oportunidade a jovens do semiárido

ONG Verde Vida desenvolve projeto social com jovens da zona rural do Crato e ganha apoio de entidade do exterior.


Os jovens desenvolvem diversas atividades em várias áreas,uma delae é a Comunicação. Atualmente, eles estão finalizando um documentário sobre o Beato José Lourenço (Foto: Antonio Vicelmo).


Crato. O Nordeste seco, estorricado pelo sol causticante, é também o berço de ideias que florescem no meio do pedregulho. Assim é a catingueira, uma árvore que, apesar da adversidade, mantem-se viva no meio da Caatinga. O exemplo de resistência vem justamente do Sítio Catingueira, uma das áreas mais secas do Crato. Como a planta que se ergue altaneira, na terra árida, um grupo de jovens simples, pobres, filhos de agricultores, se destaca pela criatividade.O Programa Ações Culturais para Povos Rurais, da ONG Verde Vida, com sede no Sítio Catingueira, foi indicado como semifinalista entre os 1.917 inscritos na oitava edição do Prêmio Itaú-Unicef 2009. A solenidade de premiação regional ocorreu no "Museu do Homem do Nordeste" em Recife, com a presença dos promotores do evento, avaliadores, integrantes das Comissões Técnicas Regionais e autoridades. O programa não conseguiu passar para a final, no entanto, para o presidente do "Verde Vida", Genivan Brasil, esta classificação abrirá portas para melhor interagir com outras instituições do gênero no País.

O projeto atende 150 crianças e adolescentes com faixa etária entre 5 e 17 anos, além do acompanhamento de 15 famílias e jovens que recebem apoio educacional. Na sede rural foram construídos uma quadra de esporte, parque infantil, refeitório e salas de aula. Tudo funciona em uma área de dois hectares, em meio a canteiros de frutas e verduras, uma pequena horta e criação de peixes ornamentais em tanques.

No Distrito de Ponta da Serra, funciona um núcleo equipado com computadores, ilha de edição, para a produção dos vídeos e suporte técnico das ações na área de comunicação. Quando a reportagem do Diário do Nordeste chegou ao local, os jovens estavam concluindo um vídeo sobre o Caldeirão do beato José Lourenço. O documentário faz parte do trabalho que é realizado na região com a finalidade de resgatar a cultura popular.

O coordenador do projeto, Marcos Antônio Xenofonte, lembra que "em 2004 estiveram na Alemanha quatro adolescentes que levaram um pouco da nossa cultura". Em 2007, foram convidadas 11 crianças e adolescentes do projeto para mais uma vez mostrarem os valores culturais, grandeza e a simplicidade de uma comunidade antes esquecida do sertão nordestino.O "Verde Vida" recebe visitas de entidades sociais, poderes públicos e universidades, para pesquisas, estudos e intercâmbios, o que faz da ONG uma referência na ação com jovens no Cariri. Este projeto concorreu e foi selecionado em vários editais como Criança Esperança e Petrobras Cultural. Recebeu premiações como o Ponto de Mídia Livre pelo seu trabalho com comunicação e cultura.


História

Depois de trabalhar 10 anos com crianças de rua no Recife, o artista plástico Marcos Xenofonte voltou às origens, no Sítio Catingueira, a 30km do Crato, onde constatou que as crianças do local abandonavam a escola para trabalharem com os pais na roça, e as que permaneciam tinham baixo rendimento escolar. Não havia opções de lazer ou alternativas para o desenvolvimento das crianças na comunidade. Esta realidade o levou a ministrar oficinas de pinturas e artesanato para elas.
A experiência contou com 20 crianças, embora na comunidade existissem outras em condições de vulnerabilidade. Frequentar e obter boas notas na escola eram condições para participar do projeto. O convencimento das famílias não foi fácil. No começo houve resistências, que foram vencidas pelas próprias crianças que mostraram melhor desempenho na escola e elevação da autoestima. O projeto recebeu a visita da organização alemã Aktionskreis Pater Beda que passou a financiar as atividades já existentes e foram implantadas novas, como reforço escolar, capoeira, teatro, dança, coral, catequese, esporte, música e alimentação diária.

Parceiros institucionais foram surgindo como o Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio (Sesc), unidade Crato, que doa alimentos com frequência, e a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria do Trabalho e da Ação Social, que repassa recursos por meio de convênio.Hoje, o projeto se espalha por todo o município cratense, resgatando valores e mostrando para o mundo que em meio às inclemências do Nordeste seco e sem assistência, nascem também ideias criativas.


PADARIA COMUNITÁRIA Intercâmbio oferece fonte de renda



A Padaria Comunitária virou uma fonte de renda para os moradores de Ponta da Serra, no Crato ( foto: Antonio Vicelmo)

Crato. Quem passa na estrada que liga Crato a Farias Brito, observa uma construção estilo europeu, que chama a atenção dos transeuntes. Ali funciona uma Padaria Comunitária, administrada por oito jovens, sob a orientação de um padeiro alemão. No momento, o instrutor é Chistian Cornilsen, um aposentado alemão, com 70 anos, que orienta a fabricação de pães, bolachas, biscoitos e bolos. O intercâmbio profissional tem objetivo, além de formar padeiros e padeiras para o mercado de trabalho, oferecer uma ocupação para alemães aposentados.A iniciativa que segue os precipícios da economia solidária funciona como vitrine do projeto. A comunidade de Ponta da Serra está se habituando a comer produtos de farinha de trigo com receitas alemães. Estimulada com o sucesso da padaria, a coordenação do projeto já está pensando em agregar uma lanchonete que deve ser inaugurada até o fim do ano.É um conceito diferente das tradicionais padarias da região, a começar pela automação. Seguindo o objetivo do projeto, em defesa da natureza, a padaria não utiliza lenha. Os fornos são alimentados com gás e energia elétrica. A cliente acompanha a fabricação dos alimentos por janelas de vidros. Os espaços são divididos com PVC.
A gerente da padaria, Marineide Alves, conhecida por "Duda", que já esteve na Alemanha e foi treinada em Salvador, Bahia, diz que a movimentação financeira está correspondendo à expectativa. Mas não é este o principal objetivo do projeto.A prioridade, segundo afirma, é a formação de profissionais. "Muito mais importante do que o lucro é o capital humano. Os oito adolescentes que estão trabalhando na padaria vão sair daqui capacitados para trabalhar em qualquer panificadora", garante ela.


FIQUE POR DENTRO Esporte e formação cultural são objetivos

O Projeto Verde Vida, dentro de sua programação pontual, há cinco anos oferece aulas de capoeira para os alunos da sede campestre no Sítio Catingueira. A partir de 2009, essa ação foi ampliada para a sede do distrito de Ponta da Serra. A ideia é oportunizar aos participantes, além da prática dos exercícios físicos propostos, informação dos fundamentos da manifestação esportiva e cultural, a história da influência da cultura ´afro´ na constituição da identidade. As aulas, que ocorrem semanalmente no Polo Edvardo Ribeiro e são ministradas pela professora Gabriela Rodrigues, já contam com dezenas de participantes da sede do distrito e de comunidades vizinhas. Jovens que passaram pelo projeto, hoje são profissionais pós-graduados e artesãos profissionais, universitários, absorvidos pelo mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento desta região.

Mais informaçõesProjeto Verde Vida - Ponta da Serra Crato: (88) 3521.6729(85) 3523.9262mailto:3523.9262verdevidas@yahoo.com.br

ANTÔNIO VICELMOREPÓRTER
(Fonte:http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?aviso=yes&codigo=683700)

sábado, 24 de outubro de 2009

241009 - Transtornos Alimentares I – ANOREXIA


Muitos pais que acompanham meus artigos, solicitaram que escrevesse sobre transtornos alimentares. Como o asssunto é muito extenso e delicado, estou dividindo em três partes: I- Anorexia, II - Bulimia, II-Vigorexia.

Atualmente no mundo pessoas estão morrendo por questões estéticas, elas buscam a adaptação ao padrão de beleza, pois nos últimos trinta anos, o padrão de beleza imposto pela mídia é o da magreza extrema ou físico malhado, impondo, principalmente para as mulheres, uma luta com o seu próprio corpo para conseguirem atingir uma forma quase esquelética, considerado pelo mundo atual o corpo belo. Porém muitas para conseguirem alcançar o seu objetivo recorrem a dietas pesadas, malhação exagerada ou até a isenção completa da comida, este reducionismo causa distúrbios alimentares, os mais conhecidos são a anorexia, bulimia e a vigorexia.
A Mídia vende imagens irreais de garotas e mulheres que deveríamos imitar. Vamos deixar fora essas mensagens e falar sobre a realidade. Muitas de vocês passam por fases nas quais se sentem muito gordas, ou às vezes muito magras. Boa alimentação e exercício físico - e não dietas - são as melhores formas de manter um peso saudável. Porém, algumas vezes, as pessoas podem ficar obcecadas como a gordura corporal e em emagrecer. Isso pode ser um sinal de "stress" ou depressão, e pode transformar-se em desordem alimentar. ANOREXIA pode ser FATAL e geralmente começa com a garota tentando emagrecer através de uma dieta restritiva. Por último, ela acaba comendo muito pouco, mesmo que esteja magra, e tem um medo intenso da gordura corporal e de ganhar peso. Garotas com ANOREXIA sofrem muitos efeitos colaterais sérios: o cabelo começa a cair, o período menstrual fica mais lento ou é interrompido, pode começar a nascer pelos de má aparência e, em caso extremo, ser fatal. Desordens alimentares ão doenças sérias que precisam ser tratadas. Caso ache que você, ou alguém que conheça, tenha uma desordem alimentar, procure ajuda. Os transtornos alimentares acometem principalmente pacientes jovens (12 a 25 anos) e do sexo feminino (90% dos casos), sendo que indivíduos envolvidos em atividades que exigem manutenção da forma física estão sob maior risco para o desenvolvimento desses quadros. Estatísticas internacionais apontam uma prevalência de ANOREXIA NERVOSA de 0.5 a 1% e de bulimia nervosa de 1 a 3% entre mulheres jovens (APA, 1994). Freqüentemente, os transtornos alimentares acham-se associados aos transtornos afetivos e ansiosos, e ao abuso de álcool e drogas. Tivemos quatro casos de jovens garotas morreram de ANOREXIA, em casos de enorme repercussão no Brasil, provocando um debate nacional sobre imagem corporal e distúrbios alimentares. Trata-se de um problema novo no país, e sem dúvida intriga e choca os brasileiros. Acabar com a fome que vitima milhões de pobres no Brasil é, por tradição, uma importante causa política. Logo, a idéia de que há pessoas morrendo de fome de propósito é difícil de ser assimilada pela maioria dos brasileiros.
Num nítido sinal de que o assunto atingiu a conscientização do público, uma famosa novela de televisão, "Páginas da Vida", incluiu uma personagem, a bailarina adolescente que sofre de bulimia. Além disso, uma revista de notícias semanal publicou uma matéria de capa no mostrando uma fotografia de Ana acompanhada da manchete "Dentro da Mente de uma Anoréxica".
Ao mesmo tempo, porém, mais de 11 milhões de famílias, a maioria habitante da carente região Nordeste do país, beneficiam-se de um programa do governo que paga uma pequena remuneração aos que não têm o suficiente para comer. De acordo com o órgão oficial de estatística, pelo menos 8% da população brasileira de 185 milhões de pessoas estão abaixo do peso, fato causado, na vasta maioria dos casos, por extremas condições de pobreza que as priva de uma dieta adequada.
As quatro mortes causadas por anorexia, em contraste, ocorreram no estado de São Paulo, o mais populoso, próspero e moderno do país. É também a capital da indústria da moda no Brasil, a qual vem sofrendo pressões para tomar medidas que protejam as modelos profissionais e desestimulem garotas comuns a passarem fome para adequarem-se à idéia de beleza feminina disseminada por estilistas e agentes de moda. Gisele Bündchen, modelo que nos últimos anos integra a lista das mais conhecidas e bem-sucedidas do mundo, é brasileira. "Infelizmente, com a concorrência do nosso meio, muitas garotas em todas as regiões do Brasil dão mais importância ao trabalho e a algumas noções de beleza do que à própria saúde", afirmou. "Passar fome para se enquadrar num determinado padrão é um erro enorme e não garante o sucesso de ninguém".
O evento anual São Paulo Fashion Week está com a próxima edição agendada. Os organizadores disseram que irão solicitar atestados de que todas as modelos inscritas tenham no mínimo 16 anos e de que estão bem de saúde. Eles também anunciaram o lançamento de uma campanha de conscientização sobre saúde e anorexia que inclui chamadas impressas, em rádio e TV e internet, além da distribuição de folhetos e realização de palestras em escolas. A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica. A anorexia nervosa afeta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental, mas também afeta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.Sintomas:
Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
Prática excessiva de atividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal. Comumente, anoréxicos vêem peso onde não existe, ou seja, o anorético pensa que tem um peso acima do normal.
Em pessoas do sexo feminino, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
Diminuição ou ausência da líbido; nos rapazes poderá ocorrer disfunção erétil e dificuldade em atingir a maturação sexual completa, tanto a nível físico como emocional. Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante má formação do esqueleto (pernas e braços curtos em relação ao tronco).
Causas
Estudos sobre desenvolvimento de transtornos alimentares envolvendo irmãs gêmeas têm sugerido um fundo genético para o desenvolvimento da anorexia.
Pais e mães de pacientes diagnosticadas com essa desordem possuem, relativamente a grupos de comparação da população não seleta, níveis mais elevados de perfeccionismo e preocupação com a forma física.
Características sociopsíquicas de anoréxicas:
Independentemente do subtipo de anorexia desenvolvida, restritiva ou purgativa, anoréxicas possuem, relativamente a pessoas saudáveis de sua idade e sexo, uma incidência maior de transtornos da ansiedade (especialmente o transtorno obsessivo-conmpulsivo) e do humor.
Níveis exageradamente elevados de perfeccionismo (busca por padrões de conquista e realizações notavelmente altos, necessidade de controle, intolerância a "falhas" ou "imperfeições") são comuns, e mesmo centrais, no desenvolvimento da anorexia. A presença dessa busca por padrões de perfeição.
Outros traços obsessivos-compulsivos, além do perfeccionismo, são notados na infância de anoréxicas, principalmente inflexibilidade, forte adesão a regras estabelecidas, observação dos padrões mantidos por autoridades, etc. Tratamento:
Deve-se ter duas vertentes, a não-farmacológica e a farmacológica. Entretanto deve-se ter em mente a importância de uma relação médico-paciente satisfatória,uma vez que a negação pelo paciente é muitas vezes presente. Dependendo do estado geral da paciente pode-se pensar em internação para restabelecimento da saúde. Correção de possíveis alterações metabólicas e um plano alimentar bem definido são fundamentais. Além disso, o tratamento também deve abordar o quadro psicológico, podendo ser principalmente a terapia cognitivo-comportamental e psicoterapia individual. Em relação a abordagem farmacológico tem-se utilizado principalmente os antidepressivos, mas que é uma área que carece de muitos resultados satisfatórios tendo em vista a multicausalidade da doença. Dessa forma, é importante uma abordagem multi-disciplinar, apoio da família e aderência do paciente. As recaídas podem acontecer, daí a importância de se ter um acompanhamento profissional por longa data.
São Paulo, 23 de Outubro 2009- João César Mousinho de Queiroz- Psicólogo Clínico Forense –www.sosdrogasealcool.org

241009 - NOTÍCIAS DO PLANALTO


Presidente Lula concede entrevista a Kennedy Alencar e Alan Marques (fotógrafo), do jornal Folha de S. Paulo, em seu gabinete no Centro Cultural Banco do Brasil. Foto: Ricardo Stuckert/PR

A crise econômica, as eleições presidenciais de 2010 e a política nacional foram os temas centrais da entrevista que o presidente Lula concedeu ao jornal Folha de S. Paulo, publicada nesta quinta-feira. Confira abaixo um resumo:
Crise econômica (…) Nós discutimos no Brasil, com vários especialistas e com especialistas também de outras partes do mundo, que o Brasil sentiria muito pouco a crise, por algumas razões: porque a economia estava sólida, porque nós tínhamos diversificado as nossas exportações e porque os bancos brasileiros eram bancos que tinham muito maior solidez e muito maior controle do Banco Central.
(…) Porque nós tomamos medidas imediatas. Imediatamente, nós liberamos R$ 100 bilhões do compulsório, para irrigar o sistema financeiro. Logo em seguida, nós fizemos com que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal agilizassem ainda mais a liberação de crédito. Fizemos o Banco do Brasil comprar carteiras de bancos menores que estavam prejudicados, fizemos o Banco do Brasil comprar a Nossa Caixa, em São Paulo, e comprar 50% do Banco Votorantim. E por que nós fizemos isso? Porque era preciso que os bancos públicos entrassem em outra fatia do mercado. Eles não tinham expertise. Então, nós precisávamos comprar para começar a financiar, por exemplo, carro utilizado [usado].
Uma das coisas que eu tenho dito a minha inconformidade nos debates com os empresários – você já deve ter assistido – é que houve nos meses de novembro e dezembro uma parada brusca de alguns setores da economia, na minha opinião, desnecessária. Alguns setores empresariais resolveram colocar um breque de forma muito, mas muito rápida, sobretudo se você começar pelo setor automobilístico, que seguia orientação das matrizes, que estavam em uma situação muito delicada. Tinham um estoque razoável, nós estávamos em uma situação privilegiada de produção e de venda de carro, de repente, a indústria automobilística parou.
Ora, quando a indústria automobilística para, para uma cadeia produtiva que representa 24% do PIB industrial brasileiro e outros setores que tinham, inclusive, já empréstimos assegurados com o BNDES pararam, porque ninguém sabia o que ia acontecer. Ora, quando isso aconteceu, o que nós fizemos? Nós resolvemos tomar as decisões que tínhamos que tomar aqui. Fizemos as desonerações que tínhamos que fazer, fizemos a liberação do financiamento, o Meirelles colocou dinheiro da nossa reserva para facilitar os nossos exportadores e depois nós descobrimos uma outra coisa grave, que eram os derivativos feitos por algumas empresas que não pareciam que faziam derivativos. E aí foi um outro problema que nós tivemos que conversar com empresa por empresa, cuidar de discutir como financiar, como evitar que algumas empresas quebrassem e colocamos o BNDES em ação.
Eleições 2010 - Olha, não estava em discussão quem era PT mais puro-sangue ou menos puro-sangue. Não era uma questão de sanguinidade que estava sendo discutida, era uma questão de viabilidade política. Porque a Dilma é, na minha opinião, a mais competente gerente que o Estado brasileiro já teve. A capacidade de trabalho da Dilma, a competência dela e o passado político dela e o presente, me fazem garantir que a Dilma é uma excepcional candidata a presidente da República. A Dilma, além de ser uma extraordinária gestora, a Dilma é um extraordinário quadro político. Ela é um quadro político excepcional, tem firmeza ideológica, tem compromisso, tem lealdade, sabe o lado em que está. Por isso ela foi escolhida. Muito preparada para presidir o Brasil, muito preparada. E hoje conhece o Brasil como ninguém.
Deixe-me falar uma coisa. Porque uma mulher que tem a personalidade que a Dilma tem, e eu conheço bem a personalidade dela, vai exigir que eu tenha o bom senso que eu tive quando elegi o Meneguelli presidente do Sindicato de São Bernardo e quando elegi o Zé Dirceu presidente do PT: rei morto, rei posto. A Dilma, no governo, ela tem que criar a cara dela, o estilo dela e o jeito dela governar. Rei morto, rei posto, meu filho.
(…) Mas eu vou dizer para você uma coisa: a Dilma vai surpreender este país. Quem pensa que a Dilma é uma mulher grosseira, uma mulher dura, depende… Se você, na sua casa, for com uma gracinha que desgoste a sua mulher, ela vai te dar um tranco; mas se a conversa for séria, ela não vai dar. E a Dilma tem toda a clareza disso.
Amadurecimento - A pessoa aprimora. Eu vou te contar um detalhe: naquela campanha, por exemplo, eu passava o tempo inteiro falando, a minha vida inteira, vou fazer reforma agrária radical, ampla e radical sob o controle dos trabalhadores. Nós fizemos uma pesquisa e 85% do povo achava que a reforma agrária tinha que ser pacífica. Eu levei mais de 15 dias para que a minha boca pudesse proferir a palavra reforma agrária tranquila e pacífica. Essas mudanças têm que ter.
Crise no Senado - O PT teve um candidato ao Senado, que foi derrotado. Eu não entendia por que os mesmos que elegeram o Sarney, um mês depois queriam derrotá-lo. Coincidentemente, o vice não era uma pessoa que a gente possa dizer que dá mais garantia ao Estado brasileiro do que o Sarney. A manutenção do Sarney era uma questão de segurança institucional. Você viu que o Senado está calmo, está funcionando. Porque muitas vezes, Kennedy, é preciso que a gente trabalhe com juízo. O que eu acho importante em um presidente da República é que ele… Qualquer cidadão, você, o Franklin Martins, um empresário, qualquer um pode perder a cabeça. Um presidente da República não pode perder a cabeça.
Eu acho que se o Sarney caísse… porque teve muita coisa estranha, que eu não vou entrar em detalhes, porque isso acabou. Mas é engraçado, é que o DEM governou a Casa durante 14 anos, na Primeira Secretaria, isso não aparecia. Obviamente que a queda do Sarney era o único espaço de poder que a nossa oposição tinha. E aí iriam querer fazer, em vez de governabilidade, um inferno neste país. Então, eu acho que foi correta a decisão de manter o Sarney no Senado.
É que eu acho que ninguém… é verdade que ninguém está acima da lei. Mas também é importante que a gente não permita a execração das pessoas por conveniências eminentemente políticas. O Sarney foi presidente deste país, e eu acho que os ex-presidentes precisariam ser tratados como ex-presidentes, respeitados, porque essas pessoas foram instituições brasileiras. E eu achava que você não poderia banalizar a figura de um ex-presidente, porque a negação da política, Kennedy, o resultado, o que vem depois da negação da política que é pior do que o que a gente tinha. O mundo está cheio de exemplos para a gente poder.
(…) Mas eu estou querendo dizer que a relação com a política é que tem que ser uma coisa mais séria. Não adianta a gente ficar falando mal do Congresso Nacional. O Congresso Nacional é a cara do povo que foi votar no dia 3 de outubro. O que é importante é que a democracia garante que a cada quatro anos você troque.
Política internacional - Muito pelo contrário, eu não estou preocupado, sabe, nem com os judeus, nem com os árabes nesse negócio. Eu estou preocupado é com a relação do Estado Brasileiro com o Estado Iraniano. Nós temos uma relação comercial, queremos ter relação política e eu disse ao Presidente Obama, disse ao Presidente Sarkozy, disse à Primeira Ministra Angela Merkel, que a gente não vai trazer o Irã para boas causas, se a gente vai ficar encurralando ele na parede. É preciso criar espaço para conversar.
(…) Não, eu não quero me opor a Washington. Pelo contrário, pelo contrário. Quando eu propus a criação do Conselho de Defesa e quando eu propus a criação do Conselho de Combate ao Narcotráfico, Kennedy, é porque eu tinha duas coisas na cabeça: primeiro, nós precisamos nos transformar em uma zona de paz, efetivamente. Segundo, é preciso que a gente assuma a responsabilidade, enquanto América do Sul, de combater o narcotráfico, porque aí a gente vai permitir que os países consumidores cuidem dos seus consumidores.
Imprensa brasileira - (…) Estou convencido de que a imprensa nacional conhece melhor o País, até porque tem obrigação de conhecer. Mas às vezes eu vejo o comportamento de algum setor da imprensa muito ideologizado. Eu, Kennedy, você sabe que eu sou amante da democracia e sou amante da liberdade de imprensa. A maior alegria que eu tenho é que os leitores, os telespectadores e os ouvintes são os únicos censores, censuradores, que eu admito para os meios de comunicação. Eu acho que o papel da imprensa não é fiscalizar, o papel da imprensa é informar, informar.
Para ser fiscal, tem o Tribunal de Contas da União, tem a Corregedoria, tem um monte de coisas. A imprensa tem que ser o grande órgão informador da opinião pública. E essa informação, essa informação, pode ser de elogio ao governo, pode ser de denúncia ao governo, pode ser de neutralidade, pode ser de outros assuntos que não seja o governo. A única coisa que eu peço a Deus é que a imprensa informe da forma mais isenta possível. E, aí, as posições políticas sejam colocadas nos editoriais.
Artigos relacionados
Entrevista do presidente Lula ao jornal Folha de S. Paulo (22/10)
Crises econômica e política são destaque em entrevista de Lula à PBS
Paulo Bernardo: PAC 2 vai ajudar projetos da Copa 2014

241009 - NOTÍCIAS DO CRATO



Festival Cariri da Canção será encerrado hoje em Crato, com show de Chico Cézar

Uma grande festa em nome da cultura e dos talentos do Cariri e do Brasil está sendo realizada no Centro Cultural do Araripe, pela Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Esporte e Juventude. Hoje à noite, 12 finalistas do II Festival Cariri da Canção estarão concorrendo, com músicas que foram apresentadas nos últimos três dias para um júri seleto e de profissionais da música com larga experiência. O evento terá encerramento com a apresentação do cantor paraibano, Chico Cézar, que apresentará o show “Francisco Forró y Frevo”, além dos seus grandes sucessos ao longo da carreira. Além dele, uma banda da Capital do Estado também fará apresentação. O Festival é um trabalho incansável da equipe da secretaria em parceria com instituições e diversos artistas da região, demonstrando a pujança da cultura local. A secretária Danielle Esmeraldo destaca o trabalho criterioso de seleção das músicas para apresentação final, nos dias de realização das eliminatórias. Desde a última quarta-feira, que, a cada dia, estão sendo apresentadas 10 músicas para o público regional, que tem prestigiado em peso esse grande encontro musical, que no seu segundo ano busca se consolidar como um evento permanente no calendário cultural da cidade. A segunda etapa do Festival, em nível nacional, foi aberta na última quarta-feira, pelo prefeito do Crato, Samuel Araripe.

ProJovem Adolescente realiza planejamento de ações

O Governo Municipal do Crato em parceria com a Secretaria de Ação Social ,juntamente com a coordenadora do ProJovem Adolescente Francisca Elza de Oliveira, promoveram ontem a tarde o planejamento do referido projeto com a participação dos orientadores e instrutores. O ProJovem Adolescente integra serviço e transferência de renda, exigindo esforço de integração de todos os gestores municipais, estaduais e federal. Os objetivos são fortalecer a família, os vínculos familiares e sociais. No Crato, a Secretaria de Ação Social vem desenvolvendo ações que promovem, educação, cultura, geração de emprego e renda e sobretudo inclusão social.

Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa continua em Crato

O Ceará está em plena campanha contra a Febre Aftosa que teve inicio no último dia 1º. e terminará no próximo 31 de outubro. O Rebanho do Crato é de aproximadamente 18.045 cabeças de bovinos. Atualmente estamos com o índice de 7% de declaração de vacinação da população bovina existente, a vacinação deve ser declarada nos Escritórios da ADAGRI / EMATERCE. Esta é uma atividade importante dentro da estratégia de erradicação da Febre Aftosa no nosso País. Recentemente o Estado do Ceará passou por uma auditoria do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - MAPA e a expectativa é de que tenhamos alcançado um evolução no status sanitário. Sendo o índice de vacinação um dos pontos importantes para a ascensão e manutenção de status sanitário condizente com a Pecuária de nosso Estado, conclamamos os produtores para que vacinem e declarem sua vacinação nos escritórios da ADAGRI/EMATERCE. O secretário de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato, Erasmo Ferreira ressalta que nesta etapa não haverá distribuição da carta-aviso, portanto os produtores devem adquirir a vacina nas farmácias veterinárias de sua preferência, vacinar o rebanho, e se dirigir ao escritório da ADAGRI/EMATERCE com o rebanho estratificado, ou seja, separado por idade e sexo, salientando a importancia de assinar a declaração do criador. A campanha contra Febre Aftosa é uma ação conjunta do governo do Estado do Ceará, Governos Municipais e da sociedade civil organizada.

Seminário de políticas públicas para crianças e adolescentes acontece dia 30

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Crato, CMDCA, com o apoio do governo municipal e da Secretaria de Ação Social, informa a sociedade cratense que se realizará no dia 30 de outubro de 2009, no Teatro Salviano Arraes, o Seminário de Políticas Públicas da Criança e Adolescente, no horário de 08 às 14hs. Durante o evento, estarão reunidas instituições que realizam trabalhos voltados para esse público, incluindo organizações governamentais e não governamentais.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

241009 - NOTÍCIAS DO JUAZEIRO DO NORTE


II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA
27 de outubro de 2009
Juazeiro do Norte-CE
TEMA: “Cultura,Diversidade,Cidadania e Desenvolvimento.
LOCAL: Teatro Municipal Marquise Branca, Av. Pe Cícero S/N Salesiano ao lado da Linha Férrea
HORÁRIO: 08:00h às 18:00h
PROGRAMAÇÃO

07:30H – Credenciamento e Inscrição – Coffe Break
08:00h – Solenidade de Abertura ( Formação da Mesa)
09:00h - Palestra
TEMA CENTRAL: Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento
Palestrante: Roberto Zoubel ( Ministério da Cultura)
10:00h – Debate
EIXOS E SUB-EIXOS
1 – PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURA
Palestrante : Titus Benedicktus Riedl
Foco: produção de arte e de bens simbólicos, promoção de diálogos interculturais e formação no campo de cultura.
· Produção de Arte e Bens Simbólicos
· Convenção da Diversidade e Diálogos Interculturais
· Cultura, Educação e Criatividade
· Cultura, comunicação e Democracia
2 – CULTURA, CIDADE E CIDADANIA
Palestrante: Cristina Diogo

Foco: Cidade como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, garantia de direitos e acesso e bem culturais.
· Cidade como Fenômeno Cultural
· Memória e Transformação Social
· Acesso, Acessibilidade e Direitos Culturais
3 – CULTURA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Palestrante: Prof. Hugo Rodrigues
Foco: a importância estratégica da cultura no processamento de desenvolvimento
· Centralidade e Transversalidade da Cultura
· Cultura, Território e Desenvolvimento Local
· Patrimônio Cultural, Meio Ambiente e Turismo
4 – CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Palestrante: Prof. Da UFC
Foco: economia criativa como estratégia de desenvolvimento
· Financiamento da Cultura
· Sustentabilidade das Cadeias Produtivas da Cultura
· Geração de Trabalho de Renda
5 – GESTÃO E INSTITUCIONALIDADE DA CULTURA
Palestrante: Lenin do BNB
Foco: fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da cultura
· Sistemas Nacional, Estaduais e Municipais de Cultura
· Plano Nacional, Estaduais, Municipais, Regionais e Setoriais de Cultura
· Sistema de Informações e Indicadores Culturais
13:00h – Almoço
14:00h– Trabalho de Grupos – Eixos Temáticos 1,2,3,4,5
15:00h – Plenária: Apresentação dos trabalhos de grupos (GTs)
15:30h – Intervalo
15:45h – Aprovação de Relatório de Grupos
16:45h – Eleição dos Delegados e Suplentes
17:45h - Encerramento


--
Rui Vieira
Marketing de Rede
(88) 88211433 / 35114798
MSN: ruidaraujo@hotmail.com
http://foreverjuazeiro.blogspot.com/