E.E.M
JOAQUIM VALDEVINO DE BRITO
NTPPS- NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISAS E PRÁTICAS SOCIAIS.
RELATÓRIO
DE PESQUISA
ANÁLISE
SOBRE A QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO ESF NO DISTRITO DE PONTA DA
SERRA.
ANÁLISE
SOBRE A QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO ESF NO DISTRITO DE PONTA DA
SERRA.
Relatório de pesquisa apresentado na feira de Ciências da
EEM Joaquim Valdevino de Brito.
INTRODUÇÃO
O Ministério da Saúde criou,
em 1994, o Programa Saúde da Família (PSF).
Com o propósito de: reorganizar a prática da atenção à saúde em novas
bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da
família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
Atualmente
esse programa é chamado de ESF (Estratégia de Saúde na Família), é o modelo
assistencial da Atenção Básica, que se fundamenta no trabalho de equipes
multiprofissionais em um território adstrito e desenvolve ações de saúde a
partir do conhecimento da realidade local e das necessidades de sua população.
O modelo da ESF, busca promover o acesso aos serviços; promover a aproximação
das unidades de saúde com as famílias e aumentar a capacidade de resolução dos
problemas de saúde mais comuns.
Mesmo assim, Estratégia de Saúde na Família, ainda deixa
a desejar, pois percebemos que ainda não há de fato, um bom atendimento das
equipes para com os usuários. O ESF (Estratégia de Saúde na Família), deve
oferecer, atendimento e medicamentos de qualidade para todos os cidadãos que
necessitam desse programa, mas infelizmente, isso ainda não é o que acontece,
pois a realidade desse sistema é bem diferente, fazendo assim, com que a
população se mostre insatisfeita.
Os
postos de saúde na maioria das vezes, não disponibilizam os medicamentos
necessários para as famílias das comunidades, ou seja, aquelas famílias mais
carentes, que não tem condições financeiras, para arcar com despesas de
remédios. E isso faz com que essa seja umas das maiores reclamações feitas pela
comunidade. Destacamos também, a falta de médicos, que é outra grave
reclamação, se não, a pior de todas elas. Com isso, a precariedade do ESF, é
hoje em dia, uma das maiores reclamações das comunidades em relação à saúde.
Além dos grandes problemas já relatados, ainda presenciamos a frequência das
visitas do ESF as famílias, que também não acontecem organizadamente, pois,
essas visitas na realidade devem ser feias mensalmente, pelos profissionais de
saúde.
DESENVOLVIMENTO
Tivemos como proposta ao desenvolver este projeto,
apresentar como funciona o atendimento médico do ESF do distrito de Ponta da
Serra, tendo em vista, pesquisar mais, sobre essa problemática que tanto
incomoda e afeta a vida das pessoas que fazem uso desse sistema. Elaboramos um
questionário e aplicamos em algumas residências da localidade, objetivando, colher
informações sobre a opinião desse distrito, a respeito da saúde.
De antemão, já podemos destacar a insatisfação das
famílias para com esse programa, pois, apenas em algumas visitas a unidade de
saúde de Ponta da Serra percebeu o mau atendimento, vale destacar também, que
não constatamos isso apenas em visitas ao posto de saúde, e sim, no nosso
dia-a-dia, já que as reclamações são frequentes.
Foram entrevistadas um grupo de pessoas, entre elas
mulheres de 18 a 72 anos e homens de 19 a 50 anos e apresentaram os seguintes
resultados:
CONCLUSÃO
De acordo com as pesquisas realizadas para o
desenvolvimento do projeto, concluímos que a população de Ponta da Serra, não
está satisfeita com os serviços prestados pelo ESF (Estratégia de Saúde na
Família). A população relata diversos problemas presentes no ESF, como a falta
de médicos, enfermeiros, medicamentos e aparelhos para a realização de exames.
Diante disso, a comunidade deseja que para a melhoria dos
serviços do ESF, é preciso que haja, um melhor atendimento e compromisso com a
população, fazendo com que o atendimento seja de qualidade, tendo uma maior
quantidade de profissionais da saúde, medicamentos para suprir a necessidade de
todos e que a comunidade possa realizar exames com aparelhos de qualidade.
PONTA DA SERRA
2014
ANA CAMILA
ANA NEUMA
ISAC SATURNO
GUSTAVO MARQUES
GRÁFICOS
GRÁFICOS
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