Nos dias 28 de março e 02 de junho foram realizadas aulas de campo interdisciplinares na área de ciências humanas (história, geografia e sociologia) no Museu Benedito José Teles em Santa Fé, em Crato-CE, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos obtidos em sala aula, e despertar no aluno uma consciência mais abrangente e plural sobre os conteúdos de sala e sobre a região do Cariri como um todo.
Concentração em frente ao Museu Benedito José Teles, Santa Fé, Crato-CE
Reflexão inicial sobre o significado da aula e levantamento de questões sobre as formas de organização do poder de natureza europeia e colonial presente na organização do espaço da propriedade do Museu.
EXPLICAÇÃO SOBRE OS MÚLTIPLOS SIGNFICADOS DOS OBJETOS ANTIGOS
Reflexão sobre o uso do tempo como instrumento de controle social – ligando o cariri e o universo europeu
Baú da família Religiosidade tradicional
Reflexão sobre a relação entre o Estado brasileiro e o Estado Norte Americano no século XIX
Uma reflexão sobre os aspectos econômicos do Cariri no século XIX
Uma reflexão sobre relações sociais e de poder e a conexão histórica entre o universo do Cariri e o Europeu
Uma reflexão sobre cultura- Tradição e modernidade
Hábitos tradicionais de educação – palmatória Civilização: Prato francês
Hábitos refinados – influencia francesa no cariri
Ferro à brasa
Um encontro de gerações – alunos, professores e responsáveis pelo museu (filhas do fundador da propriedade).
Impacto da Aula de Campo nos alunos
É assim que os professores e a escola Presidente Vargas como um todo demonstra a preocupação em educar pessoas críticas, atuantes na sociedade e, sobretudo, dotadas de um olhar múltiplo, plural e holístico sobre a realidade contemporânea.
Extraido de
Nenhum comentário:
Postar um comentário