Nesta sexta-feira (04), o deputado estadual Antonio Carlos realiza audiência pública, no Crato, sobre o projeto de sua autoria que cria a Lei Estadual da Segurança Bancária (projeto de lei 174/13). A audiência é promovida pela Comissão de Defesa Social da Assembleia Legislativa em parceria com a Câmara Municipal do Crato e vereador Amadeu de Freitas.
O objetivo da audiência é aprimorar aspectos da proposta de lei, durante sua tramitação, envolvendo a população na discussão e ampliando o debate sobre o tema. O interior do estado é, de acordo com dados do Sindicato dos Bancários, vítima frequente desse tipo de assalto, pois cerca de 50% do território cearense já foi alvo de ataques entre 2008 e 2012. Além disso, dos 184 municípios, as agências de mais de 90 cidades já sofreram ações violentas. Os dados apontam ainda que o número de ataques a bancos no Ceará subiu mais de 24% em relação ao mesmo período de 2012. De janeiro a julho de 2013, foram 51 ações contra estabelecimentos bancários.
A audiência tem início às 9h e é aberta ao público.
Avanços. Com o projeto de lei 174/13, Antonio Carlos quer promover a segurança de bancários, vigilantes e clientes no seu relacionamento com as instituições financeirasreforçando aspectos das legislações já existentes através de uma lei única. Para isso, o projeto prevê ampliação de avanços como o sistema de monitoração e prevenção eletrônica de imagens, em tempo real, interno e externo, através de circuito interno de televisão em contato com a Polícia Militar, e tornar obrigatória a presença de vigilante armado nas dependências onde funcionem terminais de autoatendimento, dentre outros.
Além de participar das audiências, a população pode contribuir com sugestões para a lei através da página eletrônica do mandato Voz da Nossa Gente (www.antoniocarlospt.org.br).
Nenhum comentário:
Postar um comentário