O candidato do PT, Jerônimo Felipe Reis de Souza foi eleito prefeito do município de Icapuí, em eleição suplementar realizada neste domingo, dia 13 de novembro de 2011. Ele obteve 6.650 do total de 10.855 votos válidos (61,26 %).
Em segundo lugar, ficou o candidato do PTB, Lindoberto do Nascimento Sousa, com 4.205 votos (38,74 % dos votos válidos).
O candidato Marcus Rebouças (PTN) obteve 970 votos, que foram contabilizados como nulos, já que sua candidatura havia sido impugnada na Justiça Eleitoral.
Estavam aptos a votar no município 14.801 eleitores, nas 46 seções com urna em 20 locais de votação, dos quais 12.271 efetivamente compareceram (2.530 abstenções). Foram considerados válidos 10.855 votos (88,46 % do total), já que 132 eleitores votaram em branco e 1.284 votos foram anulados e apurados em separados.
Até a última quinta-feira (10 de novembro), apenas Jerônimo Reis estava confirmado como candidato. Raimundo Lacerda Filho, do PMDB, e Marcus Rebouças, do PTN, tiveram seus registros de candidatura indeferidos pelo TRE, por não cumprirem o prazo mínimo de um ano de filiação partidária. Os partidos políticos podiam, então, recorrer ou substituir os seus candidatos para concorrer ao pleito. A coligação liderada pelo PMDB trocou na sexta-feira o nome de Raimundo Lacerda pelo de seu vice, Lindoberto do Nascimento Sousa, do PTB. Já o candidato Marcus Rebouças (PTN), mesmo impugnado o registro de sua candidatura, não foi substituído, recorrendo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ainda não havia julgado o caso. Por conta disso, os votos de Rebouças sequer foram computados, ficando na dependência da resposta do TSE.
A eleição suplementar no município de Icapuí foi determinada pelo TRE após a cassação do ex-prefeito, José Edilson da Silva (PSDB), e do seu vice, Heverton Costa Silva, por suposto abuso do poder político e econômico nas Eleições de 2008. Desde então, o presidente da Câmara Municipal, Manoel Jucá da Silva, exercia o cargo de prefeito.
O novo prefeito eleito de Icapuí, Jerônimo Reis, e o vice, Vicente de Paulo (PT) serão diplomados até o próximo dia 27 de novembro, durante solenidade na Câmara de Vereadores do município. O mandato dos dois segue até o dia 31 de dezembro de 2012.
Somente em 2011, além de Icapuí, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará já havia realizado outras quatro eleições suplementares, nos municípios de Jardim, Umirim, Altaneira e Alcântaras, por conta da cassação de prefeitos eleitos em 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário