Eu e minha esposa Helenice estamos comemorando nossas Bodas de Prata, dividindo essa alegria ímpar com todos os nossos familiares e amigos, e parabenizando todos aqueles casais que já vivenciaram essa dádiva e os que irão.A palavra boda vem do latim vota (plural de votum -promessa) referida ao fato de fazer os votos matrimoniais, com a confusão do neutro em latim vulgar perdeu seu sentido e confundiu v por b.
Uma lenda atribui uma falsa etimologia a que na antiga Judéia tinha-se o costume de matar umcabrito para o churrasco nas comemorações de casamento ou aniversário de casamento. Com o tempo, o cabrito foi substituído pela fêmea do bode, cuja carne era muito mais macia. Matar a fêmea do bode, a "boda", era sinal de que haveria festa. Devido a isto o nome "boda" passou a ser sinônimo de festa, hoje em dia mais falada para casamentos.Para cada ano, existe um material que representa uma nova etapa. É tradicional na cultura ocidental, se comemorar com bodas o evento relativo ao casamento, e com o jubileu, outros fatos marcantes da vida social.
Para marcar cada um desses eventos se associa a cada data das bodas algum material que o represente. Na joalheria, tradicionalmente são produzidas as alianças de bodas de prata e bodas de ouro. Para as demais, geralmente são confeccionados anéis utilizando-se os materiais ou a pedra correspondente, conforme a lista abaixo:
25 anos de casados - Bodas de Prata
30 Pérolas
40 Rubi ou Esmeraldas
45 Platina ou Safira
50 Ouro
55 Ametista
60 Diamante ou Jadi
65 Ferro
Boda é a celebração, civil ou religiosa, que celebra o casamento. São Paulo/SP- Helenicésar – Fonte-Wikipédia
3 comentários:
Amigo Antonio.
Já estou com 38. Espero viver o suficiente para chegar aos 50 fato dificil de se consegui.
Uma bela postagem.
Parabens!! E muitasssssss felicidadessssss !! Tenho certeza que vc foi presenteado, podendo estar perto da Nice esses anos todos !!
Postar um comentário