Crato contemplado com três Pontos de Cultura
A Secretaria de Cultura do Crato parabeniza as instituições contempladas no Edital de Seleção dos Pontos de Cultura no Município. Foram selecionados Cena Brincante: Teatro e Expressões Artísticas; Semeando o Som - Meninos da Penha: Expressões Artísticas; Projeto Sócio-ambiental Carrapato Culrtural: Artes Integradas. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulgou o resultado, através da lista dos projetos apresentados no edital Pontos de Cultura do Ceará. Prevê, com isso, a implementação de 100 novos Pontos de Cultura no Estado (sendo 20 para Fortaleza e 80 para o interior). Atualmente existem cerca de 40 instituições conveniadas como Ponto de Cultura. No estado do Ceará foram 188 inscritos sendo 78 na capital e 110 no interior e região metropolitana. Entre os selecionados estão projetos que contemplam artes cênicas e integradas, artesanato, culturas populares, expressões artísticas, música, teatro, dança,cultura afro, tradição oral dentre outros
Demutran começa a implantar legislação de trânsito nas escolas
O Departamento Municipal de Trânsito de Crato (Demutran), vai instalar durante este ano, nas escolas públicas de ensino médio, legislação de trânsito. A finalidade é oferecer noções de trânsito desde a escola, tratando também de um trabalho de levar o conhecimento das leis que regem o trânsito e o processo de conscientização para os motoristas do futuro. O diretor do órgão, Luiz Joatan de Sousa, designou o agente Edilson Gonçalves Marques para ser o coordenador no processo de implantação das aulas que serão proferidas, inicialmente, no Colégio Estadual Wilson Gonçalves, e nos próximos anos, se estendem nas outras escolas da rede estadual. O trabalho está incorporado à lei já em vigor no Brasil de levar às salas do ensino médio a disciplina, com matéria extracurricular. Os estabelecimentos de ensino devem solicitar autorização especial ao DETRAN – Departamento Nacional de Trânsito, órgão responsável pela fiscalização, acompanhamento e emissão do certificado do curso, que deve ter carga horária de 90 horas/aula. A determinação está na resolução 265 do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em vigor desde de 14 de dezembro de 2007. A norma institui a formação teórica e técnica do processo de habilitação como atividade extracurricular em escolas do ensino médio. Segundo Edilson Marques, cinco mil alunos serão beneficiados. Com isso, economizando, cada um, R$ 262 valor cobrado pelas aulas de legislação. Ele acrescenta ainda que os alunos, de posse do certificado, podem dar entrada direto na aquisição da CNH – Carteira Nacional de Habilitação.
Começa cadastramento de famílias das creches de Crato
Iniciado ontem, e tem prosseguimento hoje, das 8 horas às 16 horas, o processo de cadastramento das famílias que fazem parte da creche Ailza Gonçalves Felício, localizada no bairro Pantanal, que irão participar do projeto Ações Sócio-Educativas às Famílias (ASEF). Este é mais um projeto desenvolvido através da Secretaria de Ação Social, que irá trabalhar com as famílias de todas as creches do município, com ações sócio-educativas. O cadastro será feito pela equipe da Secretaria de Ação Social.
Abertas inscrições para o projeto Melhor Idade
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Ação Social, informa que estão abertas as inscrições para o Projeto Melhor Idade, desenvolvido em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), para pessoas a partir dos 60 anos. Os documentos necessários para inscrição são: CPF, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Título Eleitoral. No CRAS do Alto da Penha, às inscrições podem ser feitas de 3 de fevereiro a 13 de março; no CRAS da Vila Alta, de 10 de fevereiro a 13 de março; no CRAS do Seminário, de 16 de fevereiro a 13 de março; no CRAS da Batateira, de 23 de fevereiro a 13 de março; e no CRAS do Muriti, de 2 a 13 de março. Os interessados terão a oportunidade de práticas de exercício físico, palestras, orientações e festividades.
Crato começa ação preventiva para o carnaval
Começa hoje, 11/02, em Crato, campanha preventiva contra a comercialização de álcool durante o período de carnaval para crianças e adolescentes. A campanha preventiva é desenvolvida pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), através da Secretaria de Ação Social do Crato. O trabalho acontecerá do período de 11 a 18 de fevereiro, levando às ruas o tema "Celebrar a vida para não chorar depois". A atividade educativa tem a finalidade de realizar uma sensibilização junto à sociedade, para a proibição da venda de bebidas às pessoas com idade inferior a 18 anos. O trabalho irá culminar com uma grande mobilização, no dia 18, às 8 horas, na praça da Sé.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal do Crato
Contatos pelo fone:
(88) 3521.7069
e-mail: cratoimprensa@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário