Esse evento que há poucos anos era um privilégio do interior de São Paulo, onde “por dez dias a cidade de Barretos se transforma na maior cidade country do mundo”, hoje contagia todo o país. A região nordeste soube absorver muito bem este esporte que atrai tanta gente.
“ Barretos fica a 438 km de São Paulo e 127 km de Ribeirão Preto. A maior festa de rodeio do mundo não tem só rodeio. O evento, que movimenta milhões de dólares, surpreende por sua diversidade. Numa profusão de atrações folclóricas, culturais, artísticas, comerciais e esportivas, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos atrai mais de 800 mil pessoas, que ocupam hotéis, pousadas e todos os leitos disponíveis num raio de 150 km. Gente vinda de todos os cantos do Brasil e muitos vindos de outros países, vestidos de cowboys e cowgirls, ocupam o estádio local, com capacidade para 35 mil pessoas, e os 1.440.000 m² do Parque do Peão, que conta com lojas de produtos variados, praças de alimentação com réplicas de restaurantes famosos, parques temáticos, feiras e boates”.
“A Festa do Peão de Boiadeiro teve início em 1956. Nesses 43 anos, a festa se tornou tradicional no rico interior paulista e foi a responsável pela difusão do estilo country no País. Famosos por movimentar altas cifras, os rodeios abriram caminhos para diversos outros concursos, que oferecem de chapéus a carros de luxo zero quilômetro, ou prêmios que podem chegar a R$ 100 mil, em dinheiro, para somente um ganhador.”
Neste final de semana (sexta, sábado e domingo) a sede do nosso distrito se transformou na nova Barretos, quando recebeu pela segunda vez uma equipe de rodeio. Desta vez, trata-se do Circuito Nordeste de Rodeio – Companhia de Rodeio Sidraque- que abrilhantou as três noites com seus espetáculos: Montaria em touros e cavalos / Fut boi / Rodeio mirim/ Mesa da amargura/ Pega de Marruá/ Vaquejado de carneiro e outras atrações.
O evento aconteceu nos dias 28, 29 e 30 deste, no campo de futebol e contou com um grande público de pessoas de toda a região de Ponta da Serra como também de outros distritos de Crato.
Devemos ressaltar que eventos como este em muito virão contribuir para a divulgação da nossa emancipação política, quando a comunidade começa a se articular para enfrentar o plebiscito que deverá acontecer em breve. Por sinal, na noite do sábado o Sr. Sidraque Cavalcante, proprietário da Companhia de rodeio, em meio à platéia, se disse ser um dos que vem lutando pelas emancipações de distritos no Ceará, e em particular, no distrito Itapebussu. Na oportunidade ele incentivou a população a se engajar neste movimento.
Esperamos que outros eventos deste porte venham a acontecer em nossa comunidade e que nós que somos favoráveis a nossa emancipação saibamos tirar proveito destes espaços para divulgar o movimento emancipatório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário