segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

150 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA

 



De 30 de novembro de 2019 a 30 de novembro de 2020, a nação romeira vive o Ano Jubilar em comemoração aos 150 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre Cícero Romão Batista, a quem carinhosamente chama de “meu padrinho” e cujos ensinamentos ultrapassam gerações.
O ministério sacerdotal do Padre Cícero está intimamente ligado à história de Juazeiro do Norte, Ceará, numa época que recolhia os escombros de secas e epidemias. Quando ele aí chegara, em 1875, a então Vila Tabuleiro Grande era composta por 32 casas de palhas e uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores. Foi no entorno dessa capela que tivera início tanto a ação pastoral do padre, quanto o crescimento da Vila. E tudo a partir de um sonho com o Sagrado Coração de Jesus.
Depois de muito tempo ouvindo confissões, Padre Cícero se recolheu a uma pequena sala. Caiu em sono profundo e viu o Sagrado Coração de Jesus que lhe fez o seguinte pedido: “E tu, Cícero, toma conta deles”. Dizendo isso, apontou para um grupo de sertanejos sofridos. O padre acordou assustado, mas logo entendeu a mensagem: o pedido era do próprio Jesus para que ele ficasse em Juazeiro, cuidando dos necessitados. E assim fizera, seguindo a lição suprema de “oração e trabalho”, ainda hoje difundida no meio do povo: “Em cada casa um oratório, em cada quintal uma oficina”. Sob esse lema crescera a Vila Tabuleiro, batizada de “Juazeiro do Norte” por causa das frondosas árvores que serviam de sombra e descanso, principalmente aos viajantes. Atualmente, é o mais importante centro do Cariri e um dos maiores centros de romarias do Brasil.

As comemorações

Passados 150 anos da ordenação sacerdotal do “padrinho”, romeiros e devotos comemoram a data nas festas do jubileu, nas quais também professam a fé na afirmação dita por ele no leito da morte: “Do Céu, rogarei a Deus por todos vocês”. Essa fidelidade os permite recordar a ação evangelizadora e pastoral do Padre Cícero Romão com ainda mais fervor.
Nesse sentido, a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, de Juazeiro do Norte, elaborou diversos meios a fim de preparar o coração do povo romeiro e estimular reflexões comunitárias sobre a vida, a fé e a missão do padrinho. Entre eles, está um subsídio com onze encontros que podem ser realizados de acordo com a realidade de cada grupo e de cada comunidade.
Outra iniciativa foi usar das redes sociais para compartilhar frases do Padre Cícero, acompanhadas de contagem regressiva para a celebração do Jubileu. Cada dia é possível encontrar um conselho, uma virtude e até mesmo um pensamento ou inspiração do padre.

Extrado de https://diocesedecrato.org/150-anos-de-ordenacao-sacerdotal-do-padre-cicero-romao-batista/




https://diocesedecrato.org/150-anos-de-ordenacao-sacerdotal-do-padre-cicero-romao-batista/

domingo, 16 de fevereiro de 2020

INAUGURAÇÃO DA PONTE QUE LIGA A SEDE DO DISTRITO DE PONTA DA SERRA À VILA PALMEIRINHA DOS VILAR




A então Ponte sobre o Rio Carás ,  ligando a Povoação Ponta da Serra ao sítio Palmeirinha dos Correia foi construída no final da década de 1930 e teve como pedreiros os mesmos edificadores da atual Capela de São José e mais a participação  do Sr. Joaquim de Hermínio Brasil.
No início da década de 1960 o  então prefeito de Crato José Horácio Pequeno reformou a referida ponte  substituindo  o lastro de madeira pelo de ferro e cimento.
Com o forte inverno de 2004 a Ponte da Palmeirinha não suportou as enchentes e veio a cair( veja foto).
Os anos se passaram e somente em 2015 foi dado início a construção de uma nova ponte na gestão do prefeito Ronaldo Gomes de Matos, e que não foi concluída.
No meio do ano de 2019 o  atual prefeito José Ailton Brasil retomou a referida construção que foi concluída no início deste ano e inaugurada neste dia 14 de fevereiro com a presença do Sr. Prefeito e vice André Barreto Esmeraldo , o vereador Fernando Brasil, Antonio de Mano   e outras autoridades e lideranças políticas , contando também com a participação da população da região beneficiada com essa importante obra.  
( 3 fotos extraídas do Face do Fernando Brasil)