terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sineval Roque destaca recuperação do Sítio Fundão no Crato




Gabinete deputado estadual
Sineval Roque (PSB)


O deputado Sineval Roque (PSB) destacou, no segundo expediente da sessão plenária desta terça-feira (20/11), a recuperação do Parque Estadual Sítio Fundão, localizado na Chapada do Araripe, no município do Crato, na região do Cariri.
O Sítio Fundão está recebendo investimentos do Governo do Estado, por meio do Conselho Estadual de Políticas do Meio Ambiente (Conpam), conforme o parlamentar socialista. Uma das ações é o processo de tombamento do parque como patrimônio histórico.
Contudo, desde que passou a ser responsabilidade do Estado, o equipamento passou a receber melhorias, como as cercas em torno do parque, a restauração da entrada e construção de uma guarita, de acordo com matéria do jornalista Tarso Araújo, publicada no Jornal O Povo no dia 19 de novembro, e destacada por Sineval Roque durante pronunciamento.
O deputado também agradeceu a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social pelo comprometimento de destacar duas novas viaturas para o Quartel da Polícia Militar no Crato e outras duas para municípios da região do Cariri.






segunda-feira, 19 de novembro de 2012

FESTA DO TRÍDUO A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA




Chegou ao final, na noite deste dia 17,   o Tríduo a Nossa Senhora de Fátima, que se realizou na 
Matriz de São José Operário de Ponta da Serra, com o tema : Com a Virgem de Fátima, Senhor aumentai a 
nossa fé. 
A  festa teve início no dia 13 com uma grande carreata, saindo da Vila São Francisco e encerrou com
uma procissão sandia da residência do casal MilsoN Leite e Socorro, percorrendo as principais ruas da sede.
Todas as noites, após as celebrações, aconteciam as quermesses, e no encerramento, sorteios.


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Alunos da Escola Joaquim Valdevino de Brito premiados pelo resultado do Spaece recebem computadores



















Os alunos da Escola Joaquim Valdevino  Airton Mascena Dias, Damião Lino da Silva, Diogo Salviano, Edson Paulino de Alcântara,
Isabel Oliveira Monteiro, Luiza Genis Oliveira de Souza e Paulo David Rodrigues de Souza receberam  
na noite desta quarta-feira ( 14.11) a premiação de um computador para cada, por suas colocações no Spaece 2011.
 e o Violão do Cícero Alves, que é o coordenador pedagógico da referida escola.
Para a entrega dos prêmios duas representantes da Crede 18
Presente ao evento o grupo gestor da escola, professores e funcionários, alunos e pais ou representantes.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Parlamentar solicita sede e viaturas do Ronda para a cidade do Crato






Karol Martins

                       Parlamentar solicita sede e viaturas do Ronda para a cidade do Crato

O deputado estadual Sineval Roque (PSB) tem trabalhado para garantir mais segurança à população cratense. Com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade na cidade do Crato, o parlamentar enviou documentos oficiais à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado solicitando a construção de uma sede para instalação do programa Ronda do Quarteirão e a aquisição de duas viaturas da polícia para o município.
     "O Governo do Estado pode inclusive, utilizar um terreno localizado próximo à Escola Polivalente Coronel Adauto Bezerra, no bairro Seminário, para a construção da sede do Ronda", explica Roque. Segundo o deputado, o terreno foi doado pela Secretaria de Educação do Estado. Ofício e requerimento foram enviados ao secretário Coronel Francisco Bezerra pedindo agilidade no processo de instalação da sede do Ronda.
     Sineval Roque requereu ainda a compra, por parte do Governo do Estado, de equipamentos de monitoramento e patrulhamento para o trabalho dos policiais. "Precisamos inicialmente, de pelo menos duas viaturas: um veículo para o trabalho administrativo e outro para a supervisão", afirma o parlamentar. 

Mais informações
Apenas este ano, em todo o Cariri, 17 mulheres foram assassinadas. Três ocorreram no Crato. Os dados são do Conselho da Mulher Cratense. Os números já superam os índices de 2011, quando foram registrados oito homicídios.



Ofício nº 51/2012                                         Fortaleza, 9 de novembro de 2012



Senhor Secretário,


Ao cumprimentá-lo, solicito a Vossa Excelência duas viaturas para o Ronda do Quarteirão no município do Crato, sendo um veículo para trabalho administrativo e outro para supervisão.
            Existe uma defasagem de monitoramento e patrulhamento no município. É de extrema importância essa nova aquisição, pois o trabalho de segurança será feito com maior eficiência.

Atenciosamente,


Sineval Roque
Deputado estadual




Ampliação de escola na Malhada inaugurada na última sexta-feira




Foi inaugurada na última sexta-feira, no Sítio Malhada, em Crato, a ampliação da Escola Vitorino da Costa, com a presença do Prefeito Municipal, Samuel Araripe, o Secretário de Educação, Valentim Dantas, dentre outros secretários municipais e a presença da comunidade.

Segundo o secretário Valentim Dantas, mais oito escolas até o final do ano serão totalmente inauguradas ou serão entregues os projetos de ampliação, com mais salas de aulas e reformas.

No caso do Sítio Malhada, foram inauguradas cinco novas salas de aulas. A próxima a ser entregue é a Escola José Pinheiro, no Sítio Belmonte. Durante os últimos quatro anos, 22 escolas, conforme Valentim, foram reformadas e inauguradas. Ele ainda destaca que até o final do ano será entregue a sede própria da Secretaria de Educação, uma das prioridades de governo para o fortalecimento da educação no Município do Crato.

Recentemente foram entregues nas escolas 300 ventiladores, 25 geladeiras e 50 armários, além de R$ 800 mil em material permanente.


Contatos:
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal do Crato
telefone (88) 35217069.

sábado, 10 de novembro de 2012

I ENCONTRO NACIONAL DA FAMÍLIA XENOFONTE


ORIGEM: segundo, Seu Bernardo Xenofonte, um dos netos de Daniel Xenofonte de Oliveira, num tempo que não sabe precisar, chegaram no sítio Bebida Nova, nos pés de Serra do Crato, dois portugueses solteiros, onde fixaram residência Eram conhecidos de todos nesta região por “ Os Xenos Crato”. Sendo “Xenos” um radical grego que, significa estrangeiros” podemos traduzir o termo acima como “Estrangeiros do Crato”. Um dos irmãos resolveu mudar-se para Iguatu CE, enquanto o outro ficou nesta região.
Outro membro da família informou que “Daniel, por motivo de um crime de morte na família Leite,e com a chegada do 1º cartório de registro de nascimento na cidade do Crato, em 1888, resolveu mudar o sobrenome (“Leite” para “Xenofonte”) seu e de seus irmãos” numa homenagem ao Filósofo grego Xenofonte.
Devo ressaltar que pesquisando os livros de casamentos na cúria diocesana de Crato verifiquei que nos assentos do casamento de Daniel, em 04 de novembro de 1878, tanto ele como o Antonio, seu irmão, já se assinavam “Xenofonte” Dessa forma, esta primeira hipótese da família quanto a data da mudança do nome não se confirma
Para contrapor a outra hipótese da família de que a mudança foi em homenagem ao filósofo grego, apresento a minha hipótese, para discussão: Acredito que pelo fato dos dois irmãos portugueses serem tratados de “Xenos Crato”, isto é “estrangeiros do Crato”, entendo que por morarem ao lado das “fontes” dos pés de Serra, logicamente, passaram também a ser chamados de “Xenos das Fontes”, depois “Xenosfontes”, e por último “Xenofonte”.
A família Xenofonte de Oliveira teve um papel muito importante no processo de povoamento de Ponta da Serra, pois, Daniel foi proprietário e morador nas proximidades da povoação, onde em 1916/17 criou a Conferência de São Vicente de Paula, uma entidade ligada à Igreja que fazia um trabalho filantrópico amparando as pessoas mais pobres da comunidade. Moisés foi idealizador da construção da capela atual de São José, tendo encabeçado o movimento pro construção. Por isso, hoje, é nome de rua em nossa sede. Devemos lembrar o trabalho das “Beatas”, Rosa e Raimunda, filhas do Daniel, que muito contribuíram nos movimentos da igreja, inclusive moraram na povoação nas décadas de 1920/30/40. (Veja foto acima)

Vejamos dois documentos transcritos na íntegra dos livros de casamentos da Cúria diocesana do Crato.
Casamento Religioso Transcrito na Íntegra

Por: Antonio Correia Lima, aluno do VII semestre do curso de História da Urca
Fonte: Livros de casamentos da Freguesia de Crato
Departamento de Histórico Diocesano Padre Gomes

Em quatro de novembro de mil oitocentos e setenta e oito de minha licença escrita na provisão do Bispo Diocesano de vinte e hum de setembro deste ano, no sítio Teotônio desta Freguesia do Crato, em oratório particular em Casa de Antonio Xenofonte de Oliveira, o Padre Francisco Rodrigues Monteiro, em presença das testemunhas João Clodoaldo Linhares, e Antonio Xenofonte de Oliveira, uni em matrimônio, e dei as benções nupciais e Daniel Xenofonte de Oliveira com Anna Maria de Jesus, brancos, naturais desta freguesia, e moradores no mesmo sítio, tendo sido dispensados pelo mesmo diocesano, no mesmo dia em 3º grao e mais em 4º grao com atingência ao terceiro de consangüinidade lateral. Do que para constar, fis seu assento em que mi assigno em vista da certidão que passou o dito padre.

(Livro Nº 12 – de 1878 A 1880 - Freguesia do Crato)

Manuel Joaquim Aires do Nascimento – Parocho




Editais de Casamentos Religiosos Transcritos na Íntegra

Por: Antonio Correia Lima, aluno do VIIIsemestre do curso de História da Urca
Fonte: Livros de casamentos da Freguesia de Crato
Departamento Histórico Diocesano Padre Gomes



DENUNCIAÇÕES: 31 de agosto, 4 e 8 de setembro de 1890


Confavor de Deus quer casar-se Moysés Xenofonte de Oliveira filho legítimo de Manuel Leite D’Oliveira e Josepha Baptista D’Oliveira, fallecidos, com Josepha Leopoldina de Lima, filha legítima de Raymundo Gonçalves da Costa e Gertrudes Liberalina Maia. Os nubentes sam naturais e moradores nesta freguesia do Crato.



ÁRVORE GENEALÓGICA


José da Silva Silveira, Português que vivera no sertão do Ceará em finais do século XVIII, casou-se com uma jovem da família “Leite” de Santana do Cariri.
Pai de

Manuel Leite de Oliveira c.c. Josepha Baptista D’Oliveira, tendo sido ele, Deputado Provincial em 1838. Em setembro de 1890, quando casou seu filho Moisés, ambos já eram falecidos.
Pais de

01 – Daniel Xenofonte de Oliveira
02 – Moisés Xenofonte de Oliveira
03 – Antonio Xenofonte de Oliveira
04 – Maria (Marica)
05 – José Xenofonte de Oliveira


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

EMANCIPAÇÕES DE DISTRITOS


DEPUTADO GONZAGA PATRIOTA ACUSA DEPUTADO MARCO MAIA DE NÃO TER HONRADO COMPROMISSO DE VOTAÇÃO DA PLC 416 DE 2008 AINDA NESTE ANO




Projeto que regulamenta a criação de novos municípios não tem cedo entrará na pauta da Câmara Federal

O deputado Gonzaga Patriota (PSB), em discurso feito na Câmara Federal, acusou o presidente Marco Maia (PT-RS) de não ter honrado o compromisso assumido com os líderes de bancada no sentido de colocar em votação, ainda este ano, o projeto de lei complementar nº 416/2008.
Este projeto regulamenta a Emenda Constitucional º 15/2008 que dispõe sobre o procedimento para criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios.
Com isso, frustraram-se as expectativas de lideranças políticas do interior de Pernambuco em torno da emancipação de distritos como Pão de Açúcar, São Domingos, Izacolândia, Ponte dos Carvalhos, Cruzeiro do Nordeste, Bonanza e outros.

Todas agora estão na dependência da vontade unilateral do presidente da Câmara, que só porá o projeto em votação quando bem entender ( Fonte Blog do Aurélio)

Prefeita eleita de Tarrafas pode perder o mandato por abuso de poder econômico na campanha



Madson Vagneremmadson vagner - 8 horas atrás
A prefeita eleita de Tarrafas, Lucineide Batista de Oliveira, a Lucinha (PSB), pode ter seu registro eleitoral cassado com base na Lei 9.504/97 art: 41A. O pedido de cassação foi feito pela coligação “Unidos, por uma Tarrafas melhor” que teve a frente o petista José Alcântara de Araujo Neto, o Neto. A coligação acusa a candidata da prefeita Teca Lopes, de abuso de poder econômico e capitação ilícita de sufrágio. Segundo a ação, a candidata do PSB, teria distribuído materiais de construção por várias comunidades em troca de votos. A denuncia foi acatada pelo juiz da 18ª Zona Eleitor... mais »

A DERROTA DOS JUROS ALTOS




Delúbio Soares (*)


O juro alto é o principal inimigo do desenvolvimento. Ele é tão nocivo quanto a inflação, que mina a estrutura sócio-econômica e desagrega as nações. O dinheiro caro, a falta do crédito compensatório que estimule o empreendedorismo, a atividade parasitária de um sistema financeiro sem qualquer compromisso com o progresso, deixou marcas profundas em nossa história.

Há casos impressionantes de pequenos e médios empresários, comerciantes com tradição, industriais arrojados e produtores agrícolas da melhor qualidade que fecharam as portas de seus negócios sufocados pelos estratosféricos juros praticados pela banca nacional. E, pior: no rastro dos que quebraram, o desemprego de milhões de brasileiros foi mais dramática das consequências. Cada fábrica que desmobilizava suas linhas de produção, cada pequeno comércio que fechava suas portas, cada agricultor que perdia seu trator, simbolizava a falência de um modelo que se exauriu faz tempo, enriquecendo muito poucos e levando milhares de empresários brasileiros às varas de falência e milhões de trabalhadores à miséria.

A partir da eleição do presidente Lula em 2002, quando a história começou a mudar para o povo brasileiro em praticamente todos os setores de sua vida, as iniciativas dos empreendedores, os trabalhos de nossa agroindústria, os esforços dos exportadores, o empresariado nacional como um todo, passou a receber redobrada atenção do governo federal e de seus agentes. O BNDES, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, notadamente, passaram a envidar seus melhores esforços no apoio à produção, solidários aos que tocam a impressionante engrenagem de nossa pujante economia.

Depois do verdadeiro paraíso na terra em que se constituiu o governo anterior - o de Fernando Henrique Cardoso e dos tucanos - para os banqueiros nacionais e internacionais, torrando bilhões de recursos públicos no Proer e cacifando a atuação de um sistema financeiro absolutamente divorciado dos interesses nacionais, sem qualquer compromisso com os que lutam e forjam no comércio, na indústria e na agricultura a riqueza do Brasil, o governo Lula priorizou a produção lastreada no crédito farto e o desenvolvimento baseado numa sociedade menos desigual, espelho de um país que passava a ser respeitado pelo resto do mundo.

Perdemos a década dos 90, especialmente pelo apoio absoluto dos governantes de então ao sistema financeiro, na medida inversa do apoio nenhum aos que produziam e produzem.  Lula não só recuperou o que se perdeu como provocou uma autêntica revolução pacífica em nossa sociedade, tirando da miséria e da pobreza 40 milhões de brasileiros, logo incorporados ao mercado consumidor, formando uma nova e poderosa classe média.

O Brasil do juro alto e do imenso poderio dos banqueiros passou a ser o Brasil do crédito a serviço do desenvolvimento. Uma classe média com mais 40 milhões de consumidores agregadores em menos de uma década dos governos de Lula e Dilma, passou a comprar automóveis, eletrodomésticos, materiais de construção, vestuário, alimentação de melhor qualidade, passou a consumir itens antes destinados apenas aos ricos, lotando os aviões e os centros comerciais. A massa de consumo também levou seus filhos às escolas, passou a viajar nas férias, a ler, a frequentar restaurantes e livrarias, a exercer plenamente uma cidadania esquecida e desprezada nos anos infames do tucanato.

Com o juro alto nada disso seria possível. E foi a determinação dos governos do PT e da base aliada, especialmente no primeiro semestre do ano de 2012, que possibilitou ao Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal - com a impressionante força econômico-financeira que detém, além de uma capilaridade sem igual em nosso território vastíssimo e no seio de nossa sociedade civil – passarem a trabalhar com taxas muito mais baixas do que aquelas praticadas pela banca privada. Enquanto os bancos particulares chegam a cobrar mais de 10% ao mês em simples operações de crédito rotativo (o cheque especial, por exemplo), o BB e a CEF passaram a praticar taxas em torno dos 3% a 4%, muito mais justas e aceitáveis.

Essa política de juros baixos, socialmente mais responsável e economicamente mais produtiva, desnudou a estúpida agiotagem praticada pelos bancos privados, que vem sufocando as atividades produtores e as forças vivas de nossa economia. Ainda assim, o Brasil ocupa um lamentável lugar no ranking dos países que se tornaram prisioneiros da cupidez do capital improdutivo: dividimos com a Turquia o lastimável título de país com os juros mais altos do mundo. Nações desenvolvidas como os Estados Unidos, Canadá, França e Japão, e mesmo o Chile, praticam uma política de juros reais, que servem de parâmetro para aquilatarmos o quanto os banqueiros sugaram nas décadas mais recentes em nosso país. O juro cobrado mensalmente de um cliente que tenha usado todo o seu limite de cheque especial, ou que faça um pequeno empréstimo num banco privado brasileiro, é quase o dobro do juro cobrado anualmente de um norte-americano que se sirva das mesmíssimas operações bancárias. Pagamos aqui em apenas num mês o mesmo que um cliente canadense pagaria durante todo um ano! Ou seja: um abuso inominável contra a economia popular.

As filas extensas de milhões de novos clientes nas agências do BB e da CEF, assim como os contínuos anúncios de baixa nos juros por bancos privados como o Bradesco e o HSBC, são indicadores insofismáveis de que foi acertada a decisão corajosa do governo petista de Dilma Rousseff, enfrentando a agiotagem institucionalizada na banca privada e financiando o desenvolvimento nacional com crédito farto e barato em nossas duas maiores instituições financeiras (o secular Banco do Brasil e a popularíssima Caixa Econômica Federal).

O Brasil decretou guerra ao capital improdutivo, ao sistema financeiro parasitário, aos que não tem compromisso com nosso desenvolvimento e progresso. E a vitória é de todos nós.

(*) Delúbio Soares é professor

Morre em Ponta da Serra Adão Mathias de Lima


É com pesar que registramos o falecimento de Adão Mathias de Lima,aos 73 anos de vida, na noite desta quinta - feira 8/11,na cidade de Crato, onde se encontrava enfermo, há mais de ano, tendo sua missa de corpo presente celebrada na Matriz de São José, e em seguida, seu sepultamento no Cemitério Local. Adão era casado com Lilian Brasil, e deixa três filhos. e netos.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Roberto Brito, há 10 anos expondo lembranças de falecidos

 É de se louvar a atitude  do jovem taxista Roberto Brito,  que há dez anos vem realizando, na Praça Cristo Rei, local do seu trabalho, uma grande exposição de Lembranças de falecidos de Crato e da região. A exposição deste ano teve seu início nesse domingo se estendendo até as últimas horas deste dia de finados.